sexta-feira, 29 de outubro de 2010

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que eu gosto no acordo ortográfico

Bastou ter uma pequena formação, no local de trabalho, para os preconceitos que restavam, relativos ao acordo ortográfico, irem por água a baixo.
Primeiro que tudo é uma evolução, Fernando Pessoa revoltou-se quando, no seu tempo, se deixou de escrever pharmácia para dar lugar a farmácia, e hoje em dia a primeira hipótese não faz qualquer sentido. E porquê meus queridos amigos? Simplesmente porque como  diz o ditado popular "primeiro estranha-se depois entranha-se"!
Na verdade o que acontece ao escrever atual em vez de actual é uma estranheza, mas faz sentido, pois tudo o que não se lê passa a não se escrever. No caso de facto, como lemos o c, este mantêm-se. 
As regras são novas, mas na sua maioria são de senso comum. Além disso para quem pensa que estamos a ser culturizados pelo Brasil, a verdade é que eles fizeram mais cedências de linguagem do que nós para que o acordo fosse aceite. Até porque a grande razão para que esta evolução se dê é bastante coerente - não se perder o rumo da língua portuguesa entre os países de expressão portuguesa, pois cada um já estava a escrever à sua maneira. Assim quer-se, e é possível, que a língua portuguesa seja uma ferramenta de trabalho na ONU. 
Eu gosto, apesar de ainda estar na fase de estranhar... 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Só dá para rir... com as medidas dos senhores de Berlusconi

É insólito mas é verdade... E o melhor remédio é mesmo rir! Na cidade de Castellamare di Stabia, a cerca de 30 kms de Nápoles, o sr. Luigi Bobbio, presidente da câmara, que não por acaso pertence ao partido de centro direita de Silvio Berlusconi teve a rara inteligência de criar 41 normas! Quarenta e uma, repito, para repor a moral e os bons costumes na cidade! Entre muitas medidas estúpidas proibiu as mulheres de usarem saias curtas, decotes grandes e calças de cintura descaída para evitar que se mostre a barriga tudo para "restaurar o decoro urbano e a coexistência civil"!  As multas para quem ousar quebrar as regras oscilam entre os 25 euros e os 500 eurinhos!
Claro que em Itália estas medidas estapafúrdias, em pleno século XXI, levantaram uma onda de críticas,  ainda para mais quando é o próprio sr. Berlusconi a dar bons exemplos, com muitos escândalos escabrosos. Desde se envolver com raparigas menores, a convidar prostitutas para deputadas, a pavonear-se nu pelas  conhecidas festas cheia de mulheres também nuas na sua casa da Sardenha. Enfim, basta não ter a memória curta e pesquisar um pouco para o rol de histórias cheias de maus costumes virem à tona!
Dá para rir com os contrastes e os falsos moralismos! Jornais italianos já escreveram títulos como "Castellamare, província de Teerão". Possivelmente só não vai ser, acredito eu, porque ainda há meios de comunicação social que fogem a pressões e as contestações, mais que muitas, já se começaram a sentir por todo o país! Além disso, o que seria da terra do dolce fare niente sem o conhecido sex appeal ?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

As luzes de Natal já estão na cidade...

Desde 5ª feira que  assisto a senhores pendurados pela cidade a colocar luzes de Natal . A primeira vez que vi foi na rua que vai do Rato à Assembleia da República, e depois no fim-de-semana foi ver luzes colocadas por todo o lado também no Chiado e no Bairro Alto! Fiquei admirada, pois fiz um breve esforço de memória e lembro-me de isto acontecer normalmente apenas em Novembro. Parece que não, mas a verdade é que ainda no mês passado estava na praia. Essa é que é essa!
Ora em altura de crise, será que a estratégia para o comércio é apelar ao consumismo mais cedo para se gastar mais, será isso?!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os Parabéns de Al Gore

"Portugal está a fazer um trabalho fantástico nas energias renováveis. Parabéns. Eu vanglorio-me da liderança Portugal quando falo em sítios um pouco por todo o mundo sobre energia solar, eólica, energia das ondas, sustentabilidade. Dou-vos os parabéns por todos os progressos que têm sido feitos aqui nesta área"
Al Gore, ex vice-presidente dos EUA no SAP Business Forum 2010 - Sustentabilidade e Transparência Empresarial, hoje no Centro de Congressos do Estoril.

Porque nem tudo é mau! E a felina gosta de focar isso...

Da Austrália via skype...

Finalmente falei com a minha amiga Catarina, a viver em Sidney, há cerca de três semanas. Até aqui as 10 horas de diferença permitiram apenas breves mensagens e notícias pelo facebook.
Mas unimos esforços e ontem à noite, cerca das oito da manhã lá, combinamos e quando recebi um toque  de um número do outro lado do mundo percebi que isso significava matar saudades no Skype! 
Foi assim que enquanto a Catarina tomava o pequeno-almoço e se preparava para sair de casa, falamos de quase tudo (sim, porque entre duas mulheres o assunto nunca esgota) e vimo-mos finalmente!!! Lá me contou que tem uma flatmate koreana, mas em breve vai ter um flatmate mexicano... que as aulas tem corrido bem e na turma tem um melhor amigo francês, que no outro dia viu o Russell Crowe na rua, que foi à Opera House mas acabou por não comprar bilhete para ouvir um pianista russo porque tinha medo de adormecer... e que respira quase que um ar puro em Sidney porque há imensos jardins e lá preferem os transportes públicos ao carro.
Tem algumas saudades de Lisboa, claro, mas as experiências novas valem por si! E eu fiquei com um sorriso nos lábios, mesmo depois de ter desligado o meu querido mac.

Mistérios de Lisboa, o grande filme (literalmente)

Mistérios de Lisboa estreia hoje nas salas de cinema portuguesas! Realizado pelo chileno Raul Ruiz, o filme tem arrancado prémios e os mais rasgados elogios por onde passa. Em Toronto, onde foi a estreia mundial, na cidade de São Paulo, em Espanha onde conquistou a "Concha de Prata"- prémio para melhor realizador no Festival de Cinema de San Sebastian, e no Festival de Nova Iorque. Na big apple o filme também recebeu excelentes críticas e a revista Variety e o The New York Times elogiaram a perfeição de Mistérios de LisboaBaseado no romance de Camilo Castelo Branco, a longa-metragem representa bem a sociedade portuguesa dos finais do século XIX. 
A minha curiosidade é muita mas há um pequenino pormenor, o facto da grandeza da película ser equivalente ao tempo de duração, isto é, cerca de 4h e 40 minutos! A felina cansada como anda não sabe se aguenta! Parece que vale a pena, mas seja como for, é preciso coragem... 

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

domingo, 17 de outubro de 2010

A banhada de "Portugal a Banhos"

É-me impossível achar piada  à obra "Portugal a Banhos" de Joana Vasconcelos. É que não acho mesmo piadinha nenhuma! A piscina em forma de Portugal está no Terreiro do Paço até dia 4 de Novembro, devido às Comemorações do Centenário da República. E eu pergunto, o que é que isso adianta para a felicidade dos lisboetas ou de quem visita a cidade?!!! Qual é a mais valia?! Diz a própria que se trata de um apelo à reflexão e ao estado do país!!! Talvez. Realmente eu tive de imediato uma reflexão que foi "quanto custou e quem pagou este objecto horroroso, que é puro ruído visual"?
Não sei quanto custou, mas para estar inserido nas Comemorações do Centenário da Republica e ser cedido pela administração do Porto de Lisboa parece-me que foi o Estado que pagou, e logo todos nós! Em tempos de crise, aqui está o exemplo de algo que não fazia faltinha nenhuma e onde se podia ter poupado!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sintra Misty, o Festival da Música e das Palavras

Hoje começa a 1ª edição do Sintra Misty, com um cartaz excelente. De 15 a 17 de Outubro, Sintra tem um festival que levará até ao Centro Cultural Olga Cadaval diversos estilos musicais.
Para além dos concertos principais, com artistas portugueses, como Rodrigo Leão e Tiago Bettencourt, e estrangeiros, como os belgas Dez Mona e o norte-americano Lloyd Cole, terão ainda lugar sessões after-hours - Misty Session, com concertos acústicos e sessões DJ.
Sintra está de Parabéns e a felina contente por ir ver Rodrigo Leão hoje! Uma óptima maneira de começar o fim de semana.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O que gostei da ModaLx

E com a lufa lufa diária, quase me esquecia de manifestar o meu agrado com as propostas da 35ª edição da Moda Lisboa, In the Market, para a próxima Primavera/Verão.Gostei do Mercado da Ribeira e do local dos desfiles, alto e espaçoso. 
Mas vamos aos meus favoritos, que não me desiludiram. Aqui ficam as propostas, apesar de muitas delas não me ficarem como na imagem, mas enfim... isso é outra história que agora não interessa nada!

Filipe Faísca






Alves / Gonçalves



Nuno Baltazar





A força dos 33 mineiros

Impossível ficar indiferente ao dia de hoje! Dia 13.10.10, o dia em que o mundo tem os olhos postos nos 33 mineiros, que durante 69 dias viveram  a 700 metros de profundidade na mina de San José, no deserto de Atacama, no Chile. 
Inimaginável a resistência física e psicológica. Incrível a ajuda mutua, nos que imagino, terem sido os muitos momentos de desalento. Extraordinária a capacidade de sobrevivência em tamanha precariedade. Imensa a grandeza de espírito!
Impossível não me comover com as imagens, e pensar que muitas vezes o dia a dia é feito de chatices irrelevantes que nos tiram do sério, às quais damos valor sem o ter, e de repente paramos em frente à caixa mágica e percebemos que somos  pequenos perante problemas grandes, e que mesmo estes têm final feliz,  quando à partida tudo parece perdido.
Que grande exemplo de união, fé, força e amizade! Como eu adoro finais felizes, e de comover com eles. Hoje e sempre!

domingo, 10 de outubro de 2010

A escolha de Rob Lowe

Rob Lowe foi o actor escolhido para protagonizar a campanha mundial da marca portuguesa Sacoor. Uma excelente aposta, digo eu, que o acho um verdadeiro charme para não dizer talentoso e lindo (pareço mesmo uma adolescente)!!! Lol.
Considerado em 2005 uma das 50 pessoas mais bonitas do Mundo, Rob Lowe foi o alvo definido pela Sacoor por ter "uma imagem elegante, charmosa e, acima de tudo, com cariz internacional". Ponto final.
Eu sempre que posso, faço por vê-lo na Fox Life na excelente série "Irmãos e Irmãs".

sábado, 9 de outubro de 2010

A pequena dúvida...

A entrevista do Daniel Oliveira à Suzana Vieira no Alta Definição deixou-me mais uma vez a pensar. Aos 68 anos e com uma vida cheia a actriz falou do trabalho na  Globo (que começou já lá vão 50 anos muito respeitáveis!), dos amores falhados e felizes, do filho e dos netos, das cinco vezes que pousou para revistas femininas e no facto de acreditar sempre, por mais que a vida lhe mostre o contrário. 
Gostei dela, aliás já gostava, mas mais uma vez fiquei com uma dúvida. Daniel Oliveira é um bom entrevistador ou tem o luxo de ter sempre grandes convidados, com excelentes histórias, que por si só enchem o programa?!!! Não sei porquê (ainda é uma dúvida que por curiosidade tenho que tirar a limpo) mas acredito mais na segunda hipótese... Além disso, é irritante, para não dizer, completamente parva, a última pergunta, o que é que dizem os seus olhos?!! Apetece responder, diz lá tu, que os estás a ver!!!


sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Iniciativas a ter em conta por estes dias...

A Felina aplaude o começo da 11ª Festa do Cinema Francês no Cinema São Jorge (que segundo a minha cara metade o primeiro dia foi excelente e com direito a sala cheia).



o inicio da 35ª edição da Moda Lisboa no Mercado da Ribeira (já fui e o local agradou-me!)
o arranque da Campanha de Prevenção e Sensibilização Pública sobre a Violência contra as Pessoas Idosas.
No ano passado mais de 600 idosos foram vítimas de violência , o que equivale, a dois idosos agredidos por dia. Na maioria dos casos foram os próprios filhos os agressores!!!! Uma realidade que tem que mudar!


terça-feira, 5 de outubro de 2010

O melhor e o pior da TV

Impossível ver a Grande Reportagem "Comunicadores" sem me comover. Apesar dos meus tenros 32 anos (quase 33), lembro-me de ver no pequeno ecrã praticamente todos os protagonistas da reportagem. Anthímio de Azevedo, António Vitorino de Almeida, Artur Agostinho, José Mensurado e Sousa Veloso falaram do que viveram, do que sentiram, do que é ser um comunicador nato. O que passa pela verdade, pela isenção, por ter valores, por ser apaixonado pelo que se faz e por ter humildade. A rara que pertence aos Grandes.
A reportagem fez-me recordar outros tempos e também pensar no presente, em que apesar de haver qualidade, porque há, muitas vezes impera o vale tudo. Voltou-se a apostar no Big Brother, isto é , na Casa dos Segredos (acho que é assim que se chama) e a genuinidade deixa muito a desejar. Há um desespero por ser famoso e quem faz televisão sabe disso, há um país em crise e quem faz televisão aproveita-se disso, há um co-apresentador que finge ser hetero, e manda piropos parvos às concorrentes, porque muito provavelmente ainda não percebeu que não tem que dizer aos sete ventos o que é, mas não há necessidade de fingir o que não é! 
A felina ainda é das que prefere o ser ao parecer, e das choramingas que deixa cair a lágrima ao ouvir o Sousa Veloso dizer que ganhou uma "nova vida" apenas por quererem saber dele, ainda hoje.
Parabéns Ricardo Sant`ana pela edição da reportagem. Uma excelente pessoa e um excelente profissional com quem a felina já teve oportunidade de trabalhar. 

Viva a República



Implantação da República PortuguesaProclamada por importantes forças do exército, por toda a armada e auxiliada pelo concurso popular, a República tem hoje o seu primeiro dia de História. A marcha dos acontecimentos, até à hora em que escrevemos, permite alimentar toda a esperança de um definido triunfo. [...] Não se faz ideia do entusiasmo que corre na cidade. O povo está verdadeiramente louco de satisfação. Pode dizer-se que toda a população de Lisboa está na rua vitoriando a república.Implantação da República Portuguesa
—Jornal O Mundo, 5 de Outubro de 1910

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Os deliciosos figos chumbo

Sem ter direito a fim-de-semana prolongado, tive direito a uma viagem rápida, de ir no dia e vir no outro, a Monsanto, na Beira Baixa, o que incluiu também um dia de sol e outro de chuva. O que foi maravilhoso, porque no dia de chuva não tive que ir fazer a rega das oliveiras, como estava previsto, e deu para cheirar a terra molhada sem ter nada para fazer, prazer que me enche a alma e me faz sentir perto do que é essencial.
No meio disto tudo, recordei umas das maravilhas gastronómicas dadas pela natureza que penso ser desconhecida para grande parte da população, que são os figos chumbos! Um delícia para poucos porque ou não gostam ou não conhecem.
Eu passei muitas férias no médio deles e a comê-los com gosto! Aqui ficam.