sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Noticias do Ruanda...

Depois de três dias em que quase desesperei porque só tive direito a uma mensagem passei a ter telefonemas diários, o meu rapaz comprou um cartão de telemóvel ruandês, e tudo fluiu. Sei que está calor e que é difícil dormir, que o Campeonato Africano das Nações está a correr bem, e que Kigali, a capital, é constituida na maioria por pobreza e por um cenário irreal, mas depois há a Kigali dos que têm dinheiro, "em que parece que se mudou repentinamente de cidade".
Sei que o Manel deu a um miúdo 5000 francos ruandeses, por o ter ajudado um dia, e que o pai desse mesmo miúdo ganha 3000 por mês. Sem ter noção de quanto o dinheiro vale lá, disse que devia ser realmente muito, ao que ele me respondeu "8000 francos ruandeses foi o preço da refeição que pagamos ontem à noite num restaurante considerado bom". Fiz silêncio e fiquei a pensar como era possível tamanha desigualdade, e lembrei-me de uma frase que a minha amiga Carolina me disse há dias, "África é crua. Bela mas crua".
Aguardo ansiosamente a volta para saber tudo, a curiosidade é mais que muita, e já sei que tenho uns presentes comprados...

Sem comentários: