sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Paulo Azenha na Casa Chanel

Gosto de histórias de quem não desiste, gosto de quem apesar dos receios, arrisca e vai atrás dos seus sonhos. Gosto de quem acredita, de quem trabalha e de quem consegue. Por isso quando me chegou ao pc de trabalho um e-mail a dizer que Paulo Azenha, o criador de moda português estava na Casa Chanel e que ia estar dois dias em Lisboa para a inauguração da sua exposição Qui est In, Qui est Out, num tributo a Serge Gainsbourg, eu e a minha querida Mariana, não hesitamos em convida-lo para o programa.
Ligamos e a coisa, felizmente, deu-se. Paulo Azenha chegou a Lisboa ontem e a esta hora está a voar para Paris mas antes esteve nos estúdios da RTP, para meu gáudio, claro...
Ao preparar o programa tive que entrevistar mãe, irmão, melhor amiga, mentora, etc, e parece que já o conhecia sem o conhecer. Até que hoje à tarde a apresentação aconteceu, e Paulo Azenha é tal e qual o que estava à espera. Simpático, com imenso sentido de humor, sem o mínimo de pedantismo, afável e muito querido!
Sabia que desde os seis anos gostava de moda e que os seus desenhos desde cedo demonstravam o que queria fazer. Estou artes, esteve na António Arroio e tirou o curso de estilismo no IADE, conseguiu fazer parte do Sangue Novo na 3ª edição da Modalisboa e criou uma carreira e uma marca própria, mas tinha um sonho, o de criar em Paris. Em 2009, com 38 anos, pensou "ou é agora ou nunca" e partiu para a cidade Luz, com o sonho de entrar na Casa Chanel. Fruto de muito trabalho e sem dizer a carreira que tinha em Portugal, apenas demonstrando o seu talento, entrou! E é muito merecido. 
A minha curiosidade para saber os meandros da Chanel era mais que muita, mas Paulo tem um contrato em que o sigilo é condição si ne quoi non . Mesmo assim antes de entrar em estúdio trocamos muitas impressões, e contou-me que nada na Maison Chanel é deixado ao acaso, se um vestido não se vende como se esperava vai saber-se porquê, tudo é meticuloso, estratégico, inteligente, quem cria anda uma vez por semana na rua. A formação humana é permanente, não existe uma mensagem, uma critica que seja deixada sem resposta. É uma marca que vende luxo e classe, e esta como é óbvio tem princípios,  e por isso os clientes são tratados como únicos.
Mas houve um ponto crucial da conversa que é realmente o segredo do sucesso, a humildade. Sim, a verdadeira humildade. "Com deslumbramento há sempre uma parede perto para bater com a cara", disse-me Paulo, em tom de brincadeira. É observador, muito observador, sensato, inteligente e muito talentoso e numa casa como a Chanel claro que isso é tido em conta.
Paulo Azenha está a esta hora, provavelmente, a chegar a Paris, e acreditem que tem o rosto feliz daqueles que acreditam nos sonhos. Obrigada pela inspiração e pela simplicidade. 




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