domingo, 30 de janeiro de 2011

Ilha do Bornéu, o próximo destino da Carolina

Recebi um telefonema quando menos esperava da Carolina que do outro lado me disse "amiga, estou em Lisboa!" Algo que se tornou típico e de certa forma cómico, nunca sei bem em que parte do mundo ela anda e quando menos espero, está perto! Combinamos um encontro para o dia a seguir numa relaxante casa de chá. E claro que as horas voaram...
Fico sempre maravilhada a ouvi-la, contou-me que em Moçambique não gostou particularmente de viver em Maputo mas amou Inhambane, uma província a sul com praias e gentes maravilhosas. Contou-me que as relações humanas nas missões nem sempre são fáceis e por isso é difícil criar raízes. Na verdade, a Carolina não se revia na maioria das pessoas com que tinha que lidar na capital moçambicana - os seus colegas de "missão" e a elite local, por assim dizer.  
Carolina em Moçambique

"África é crua, estás a comer e tens uma dezena de miúdos a olhar para ti. Tens que ter estômago para os mandares embora e dizer-lhes para voltarem no fim, se não a comida não te passa da boca. Além disso, a maior parte dos projectos de desenvolvimento e cooperação não o são na realidade, as ONG`s, e não só, enviam pessoas a ganhar pequenas fortunas, com direito a casas óptimas e colégios para os filhos que na realidade se estão a borrifar por melhorar grande coisa ali. Sentem que estão de passagem, e querem é viver bem. Como não estão lá muito tempo, também não são grandemente responsabilizados e a coisa vai andando assim, há de tudo, mas há sobretudo muita gente superficial que na realidade pouco ou nada faz pelo desenvolvimento real". E parece que África está cheia de gente assim....
A Carolina fala sete línguas, estudou em Nápoles e em Paris, e teve uma breve passagem pelo jornalismo com o qual se desiludiu e decidiu ingressar numa ONG inglesa e viajar pelo mundo. Quanto ganha? Um ordenado que pouco mais passa dos 200 euros, mas claro que tem casa comida e roupa lavada. Já tinha falado dela aqui porque a admiro imenso. Imenso mesmo. Admiro a capacidade com que sai da sua zona de conforto e parte sozinha para um lugar novo. Pergunto-lhe, como consegues? Disse-me "há três coisas essenciais para manter a minha sanidade mental: uma casa razoável para sentir que tenho um espaço realmente meu onde possa estar completamente à vontade; cozinhar porque faz-me sentir que estou a tomar conta de mim e a terceira e provavelmente a mais difícil, é sentir que se me acontecer algo, alguém perto vai notar a minha falta".
Chegada de Moçambique onde viveu muitas experiências e paixões, está de partida para a Ilha do Bornéu na Ásia.
A ilha é dividida em três partes. Uma parte pertence à Indonésia, outra ao Brunei e outra à Malásia. E é para esta última que a Carolina vai. Desta vez não pela ONG inglesa, mas porque o British Council a quis contratar para dar formação a professores. Está de partida e eu espero que ela tenha uma excelente casa, cozinhe muito e faça amigos verdadeiros. Porque merece tudo isto e muito mais a minha amiga Carolina.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paris, a capital da moda ao rubro

Os olhos do mundo da moda estão postos em Paris, aliás é o que acontece sempre que decorre mais uma Semana de Moda, e a de Paris é a última do principal circuito internacional que passa também por Nova Iorque, Londres e Milão. Aqui ficam as indumentárias que gosto com Elie Saab a encabeçar a lista.

O glamour e a feminilidade de Elie Saab (que adoro!!)


A teatralidade que faz sonhar de John Galliano for Dior`s Haute Couture

A exuberância deJean Paul Gaultier

O charme e o corte perfeito de Karl Lagerfeld for Chanel


As cores das malas Louis Vuitton (porque dos vestidinhos não gostei) 


Nina Ricci


A simplicidade (por vezes monótona) de Stella McCartney


A originalidade do francês Stephane Rolland


A sensualidade de Zac Posen

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A repugnância pelas declarações atuais de Carlos Silvino

Repugna-me, mas repugna-me mesmo à séria que um colectivo de juízes tenha decidido em Setembro punir os arguidos da Casa Pia e a setença tenha sido metida na gaveta devido aos recursos. Tenho para mim, que num país onde a justiça existe um colectivo de juízes delibera e o arguido cumpre. Os recursos claro que podem aparecer mas com o arguido a acatar a ordem do tribunal. Mas não, em Portugal anda-se anos e anos em audiências e com recursos sobre recursos e mesmo quando se chega ao dia da setença, esta não vale nada porque não é cumprida e os queridos arguidos vão todos jantar em casa...
O que para mim é absolutamente VERGONHOSO!!!!
Tão vergonhoso como o facto do Sr. Bibi vir agora dizer que mentiu e que tudo o que disse no processo Casa Pia foi sob o efeito de medicação (coitadinho), induzido pela PJ e por sentir "pena dos rapazes". Sim porque se há coisa que ele sentia era mesmo pena dos rapazes depois de tudo o que lhes fez, pois não se está mesmo a ver!!!
 Ricardo Sá Fernandes, o advogado de Carlos Cruz, disse ao JN que o ex-apresentador "está muito entusiasmado". Pois claro, então não havia de estar!
Na Casa Pia roubaram-se anos de inocência, a crianças sem defesa, que dificilmente serão recuperados. Anos de vida por serem filhos de "ninguém", ou seja, sim, são filhos da máquina do estado que é disforme, absolutamente disforme e incoerente. Se fossem filhos de alguém com dinheiro esta história nem existia.
Sabem do que me lembrei, da série "Condenados" que Sofia Pinto Coelho fez na SIC e de um rapaz de cor ter apanhado quatro anos de cadeia por alegadamente ter roubado um telemóvel... que segundo a reportagem "prova" nem o fez. Claro que o rapaz era pobre e de uma familia sem influência nenhuma.
O Sr. Carlos Silvino vem confirmar o que pensava dele, é um ser sem valores, repugnante, sem problema em dar o dito pelo não dito, sem pingo de vergonha e carácter.
Inadmissível e vergonhoso é todo este processo desde o início.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Lyoncifica-te

Minhas queridas e meus queridos regozigem-se!!!! Quem não gosta do nome que tem a partir de hoje tem a hipótese de o lyoncificar. Sim, lyoncificar... porque depois da ciumeira que o magnifico nome da bébé de Luciana Abreu criou, alguém se lembrou (e muito bem) se criar um site que dá a possibilidade a todos nós de colocarmos o  nosso nome e ele sair lyoncificado.
Eu fiquei Fatiima once Fietokorona!!! Um nome de bradar aos céus... É só ir a http://www.lyoncificaoteunome.com/ e à distância de um click tudo muda. E ria-se, porque rir continua a ser, sempre, o melhor remédio!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

O nome da criança

 O nome belissímo da bebé recém-nascida de Luciana Abreu e Yannick Djaló - Lyonce Viiktórya - serviu de inspiração para uma música do apresentador da rádio Comercial Vasco Palmeirim, que aproveitou para criar "o próximo hit deste Verão".

A música foi apresentada no programa matinal, e é inspirada n`"O Pai da Criança (Quem Será?)", que no Verão passado alcançou o primeiro lugar na tabela de discos mais vendidos em Portugal. Em registo humorístico para não dizer mesmo gozão, "o nome da criança" já faz sucesso na Internet, onde foi escutada mais de vinte mil vezes em dois dias.
Um nome destes estava mesmo a pedir... muito humor, pois está claro!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O regresso do Ruanda

O  Manel chegou são e salvo do Ruanda. E que grande foi a minha alegria quando vi o sorriso do meu homem no aeroporto, que vinha contente, muito contente, aliás, com a experiência. Além de o encher de beijos queria saber as novidades todas. E aos poucos lá me foi contando que o pior foram as noites, o mosquiteiro "obrigatório" à volta da cama que era incomodativo, principalmente quando se tratava de ver televisão. Tudo por causa dos mosquitos e da malária, o que apesar das vacinas é de evitar.
Mas adorou as pessoas, o brilho nos olhos dos miúdos em torno do futebol, a comida (muita banana frita comeu!!) e a paisagem natural quando saiu de Kigali. Contou-me que demorou quatro horas para fazer 150 kms e que de aldeia em aldeia os habitantes correm porque o táxi é uma mota que nem sempre está disponível...
Trouxe-me de presente um colar, uns brincos e um chimpazé miniatura em madeira, e muitas fotografias para mais tarde recordar...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Os (meus) vestidos de eleição dos Globos de Ouro

Ontem à noite foram entregues em Berverly Hills, os Globos de Ouro, que são o resultado da votação da imprensa estrangeira em Hollywood, no que diz respeito a séries de televisão e cinema. Talvez por isso, muitos dizem que os Globos de Ouro são uma antevisão dos Óscares. 
A cerimónia decorreu, como sempre, no Beverly Hilton, hotel onde já tive o privilégio de ficar hospedada. Uns dias de luxo, foi o que foi, onde gostei de tudo. Tudo, inclusive do concierge cheio de graça que me dizia como ir vestida, dependendo do sitio que lhe dizia que ia sair à noite. Um mimo!
E um mimo foram os vestidos que, para não variar, desfilaram  ontem na  red carpet. Aqui ficam os que gostava de ter no armário cá de casa...

Angelina Jolie in Versace


Catherine Zeta Jones in Monique Lhuilier


Eva Longoria in Zac Posen


Lea Michele in Oscar de la Renta


Olivia Wilde in Marchesa



Emma Stone in Calvin Klein


Sandra Bullock in Jenny Packham


Mandy Moore in Monique Lhuilier


Scarlett Johansson in Elie Saab


domingo, 16 de janeiro de 2011

A mudança dos signos que... afinal nunca aconteceu

A notícia caiu como uma bomba. Segundo conclusões de cientistas do Minesota Planetarium Society, os antigos astrónomos da Babilónia basearam os signos na constelação em o Sol se encontrava no dia do nascimento. Mas, ao longo dos milénios, a força gravitacional da Lua terá feito a Terra oscilar no seu eixo, criando um salto de um mês no alinhamento das estrelas, o que criaria um 13.º signo, que ficaria entre Escorpião e Sagitário e se chamaria Serpentário (Ophiuchus) para os nascidos entre  29 Novembro a 17 Dezembro.
 E o que é que isto quereria dizer? Que todos nós seriamos do signo anterior ao que sempre acreditamos ser. Eu como escorpião, assim de repente passaria a ser balança... sem mais nem menos. É que não me faltava mesmo mais nadinha!!!


O alarido foi enorme mas felizmente passou rápido! Não se falava de outra aqui até  o astrólogo Jeff Jawer, em declarações à CNN, desmentir e explicar o sucedido.
"Quando olhamos para a astrologia ocidental, a sazonalidade nunca mudou, porque nunca foi orientada por constelações e mantém-se intacta há já dois milénios", esclareceu o astrólogo. E acrescenta que este tipo de alarido acontece "quando alguém pensa ter descoberta uma novidade, o que nunca acontece". Ou seja, somos o que sempre fomos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Noticias do Ruanda...

Depois de três dias em que quase desesperei porque só tive direito a uma mensagem passei a ter telefonemas diários, o meu rapaz comprou um cartão de telemóvel ruandês, e tudo fluiu. Sei que está calor e que é difícil dormir, que o Campeonato Africano das Nações está a correr bem, e que Kigali, a capital, é constituida na maioria por pobreza e por um cenário irreal, mas depois há a Kigali dos que têm dinheiro, "em que parece que se mudou repentinamente de cidade".
Sei que o Manel deu a um miúdo 5000 francos ruandeses, por o ter ajudado um dia, e que o pai desse mesmo miúdo ganha 3000 por mês. Sem ter noção de quanto o dinheiro vale lá, disse que devia ser realmente muito, ao que ele me respondeu "8000 francos ruandeses foi o preço da refeição que pagamos ontem à noite num restaurante considerado bom". Fiz silêncio e fiquei a pensar como era possível tamanha desigualdade, e lembrei-me de uma frase que a minha amiga Carolina me disse há dias, "África é crua. Bela mas crua".
Aguardo ansiosamente a volta para saber tudo, a curiosidade é mais que muita, e já sei que tenho uns presentes comprados...

O ginásio...

Idas até ao ginásio esta semana? Uma!!! Hoje! E sem me apetecer nada, mas a neura era tal que achei por bem ir. Lá tive uma aula personalizada com a Sofia a dizer-me a todo o minuto que a motivação vem quando começar a encarar a coisa a sério e decidir ir ao ginásio várias vezes por semana, inclusive a ter aulas a sério com ela, minha futura personal trainer! 
O meu problema é única e exclusivamente o seguinte... o receio que a minha motivação não aumente e passe a fazer parte da grande percentagem que paga ginásios todos os meses e não mete lá os pés. Porque a felina não sabe se se está a ver todas as semanas durante os próximos 12 meses a ter pedalada para fazer exercício físico. 
Com isto... estou indecisa se me inscrevo, definitivamente, ou não...porque nos tempos que correm gosto de pensar antes de gastar.

A juventude de espírito

Ontem ouvi algo que me deixou enternecida e que fez jus ao cliché de que a idade é realmenre um estado de espiríto.
"Às vezes dizem-me, venha aqui para o jardim dona Vitalina. E eu respondo, para o jardim? Nem pensar, ficar sentada no jardim é para velhos!"
A frase é de uma jovem de 96 anos que, além de boa saúde, tem uma vida ativa, independente e todos os dias vai para as aulas na Universidade Sénior de Grândola.
Maravilhosa e abençoada, a dona Vitalina.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Unconventional Chic

"Unconventional chic" é o novo conceito da Lacoste, marca dirigida pelo português Filipe Oliveira Baptista. A mistura altamente improvável resulta muito bem e agradou-me bastante. Excelente começo.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kigali, Ruanda

O meu Manel foi hoje para Kigali, no Ruanda, em trabalho, e o meu coração sente-se apertado. Simplesmente porque sim. A volta acontece dentro de uma semana.


Mourinho, o melhor treinador do Mundo

José Mourinho acabou de receber o prémio de Melhor Treinador do Mundo pela FIFA e fez questão de falar na língua de Camões porque disse ter "orgulho em ser português". Adorei o curto discurso e o prémio, amplamente merecido. Um exemplo, é o qué!

domingo, 9 de janeiro de 2011

A morte de Carlos Castro

É triste a morte brutal de Carlos Castro e é triste a hipótese de ter sido um jovem de 21 anos. É triste que isto tenha a ver com sede de fama, é triste que um homem de 65 anos queira ter amor a todo o custo e pague por isso viagens e hotéis de luxo. É triste que um jovem com uma vida pela frente a tenha estragado assim. Contudo, acredito que há muita verdade a descobrir, porque até agora, a maior parte do que se ouve e escreve, são especulações.
Carlos Castro merecia ter morrido de outra forma. Esta é uma história muito triste e o mundo, às vezes, é realmente um lugar estranho...

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Paulo Azenha na Casa Chanel

Gosto de histórias de quem não desiste, gosto de quem apesar dos receios, arrisca e vai atrás dos seus sonhos. Gosto de quem acredita, de quem trabalha e de quem consegue. Por isso quando me chegou ao pc de trabalho um e-mail a dizer que Paulo Azenha, o criador de moda português estava na Casa Chanel e que ia estar dois dias em Lisboa para a inauguração da sua exposição Qui est In, Qui est Out, num tributo a Serge Gainsbourg, eu e a minha querida Mariana, não hesitamos em convida-lo para o programa.
Ligamos e a coisa, felizmente, deu-se. Paulo Azenha chegou a Lisboa ontem e a esta hora está a voar para Paris mas antes esteve nos estúdios da RTP, para meu gáudio, claro...
Ao preparar o programa tive que entrevistar mãe, irmão, melhor amiga, mentora, etc, e parece que já o conhecia sem o conhecer. Até que hoje à tarde a apresentação aconteceu, e Paulo Azenha é tal e qual o que estava à espera. Simpático, com imenso sentido de humor, sem o mínimo de pedantismo, afável e muito querido!
Sabia que desde os seis anos gostava de moda e que os seus desenhos desde cedo demonstravam o que queria fazer. Estou artes, esteve na António Arroio e tirou o curso de estilismo no IADE, conseguiu fazer parte do Sangue Novo na 3ª edição da Modalisboa e criou uma carreira e uma marca própria, mas tinha um sonho, o de criar em Paris. Em 2009, com 38 anos, pensou "ou é agora ou nunca" e partiu para a cidade Luz, com o sonho de entrar na Casa Chanel. Fruto de muito trabalho e sem dizer a carreira que tinha em Portugal, apenas demonstrando o seu talento, entrou! E é muito merecido. 
A minha curiosidade para saber os meandros da Chanel era mais que muita, mas Paulo tem um contrato em que o sigilo é condição si ne quoi non . Mesmo assim antes de entrar em estúdio trocamos muitas impressões, e contou-me que nada na Maison Chanel é deixado ao acaso, se um vestido não se vende como se esperava vai saber-se porquê, tudo é meticuloso, estratégico, inteligente, quem cria anda uma vez por semana na rua. A formação humana é permanente, não existe uma mensagem, uma critica que seja deixada sem resposta. É uma marca que vende luxo e classe, e esta como é óbvio tem princípios,  e por isso os clientes são tratados como únicos.
Mas houve um ponto crucial da conversa que é realmente o segredo do sucesso, a humildade. Sim, a verdadeira humildade. "Com deslumbramento há sempre uma parede perto para bater com a cara", disse-me Paulo, em tom de brincadeira. É observador, muito observador, sensato, inteligente e muito talentoso e numa casa como a Chanel claro que isso é tido em conta.
Paulo Azenha está a esta hora, provavelmente, a chegar a Paris, e acreditem que tem o rosto feliz daqueles que acreditam nos sonhos. Obrigada pela inspiração e pela simplicidade.