segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os vestidos dos Óscares

E o Óscar foi mesmo para Natalie Portman e Colin Firth, tal como todos esperavam e eu também. Quanto ao melhor filme, da luta entre a Rede Social e O Discurso de Rei, fiquei  contente por ter ganho o segundo!
A cerimónia foi boa de ver, como sempre, mas para ser sincera faltou-lhe algum carisma, Anne Hathaway e James Franco fizeram uma dupla engraçada, mas só isso, esteve muito longe de ser carismática.
Bem, quanto aos vestidos também já vi red carpets mais efusivas, não foi um ano em que entrasse em êxtase. Ainda assim, aqui ficam:

os vestidos que usaria e me deixariam feliz,

Mila Kunis em Elie Saab. Violeta é a minha cor preferida!
Hilary Swank em Gucci
Gwynett Paltrow em Calvin Klein
Amy Adams 
( mas dispensava na hora o colar com uma pérola verde em cima do vestido e já agora a pulseira a condizer. Não se percebe!!)


Reese Witherspoon em Giorgio Armani Privé
Jennifer Hudson em Versace
(o que esta rapariga emagreceu é digno de nota!!!)
os que ficaria a olhar indecisa,

Halle Berry em Marchesa
( há qualquer coisa nestes folhos que me deixa indecisa)
Cate Blanchett em Givenchy 
(vi o formato em tons de amarelo nas costas e não gostei)
 
Michel Adams em Chanel
 (e  numa escolha pouco feliz para quem tem uma tez pálida e um cabelo loiro. É um vestido elegante mas tenho dúvidas se usaria branco numa ocasião destas)
Scarlett Johansson em Dolce e Gabbana
(não desgosto mas se há cor que não entra no armário cá de casa é o bordeaux, teria que acreditar que era um rosa velho muito escuro).

 e os que nem a pagar usava

Nicole Kidman em Christian Dior
(num tecido que parece emprestado das batinas do Vaticano)
Natalie Portman
( sem ter nada contra o feitio do vestido porque lhe fica bem, esta cor  é ainda pior do que a da Scarlett, era incapaz de usar, simplesmente)
Anna Hathaway em Valentino
(esta espécie de folhos é que não mesmo! Esteve escolhas nem mais felizes durante a cerimónia)
Kathryn Bigelow
(num vestido que não tem ponta por onde se lhe pegue)
Jennifer Lawrence em Calvin Klein
( ninguém merece um vestido vermelho sem piadinha nenhuma)
Helena Bonham Carter
(ela bem que prometeu que ia causar sensação, mas conseguiu ficar a baixo das expectativas, nos Globos de Ouro estava bem pior! Não vestia nada do que usa, mas é uma actriz a sério que não se leva a sério! E diverte-se à brava com tudo isto, essa é que é essa! Merecia um Óscar só por aparecer.)
E depois há casais que vão assim, 

Javier Bardem e Penelope Cruz
( apesar da boa forma física para quem foi mãe hà tão tempo, este vestido é simplesmente pavoroso)
outros assim,

Keith Urban e Nicole Kidman
(se não fosse a diferença de alturas, a coisa ficava bem mais composta)
outros sem surpresas,

Tim Burton e Helena Bonham Carter
e outros simplesmente maravilhosos!

Camila Alves e Matthew McConaughey

domingo, 27 de fevereiro de 2011

And the Oscar goes to...


... Natalie Portman em O Cisne Negro e Colin Firth em O Discurso do Rei. Quanto ao filme, não consigo fazer previsões, talvez seja a Rede Social de David Fincher, mas tenho aqui algumas dúvidas. 
Seja como for faltam apenas algumas horas para saber; pois se há noite longa para mim (qual noite de consoada, qual quê) é esta. Porque a tradição ainda é o que era, e todos os anos fico acordada a ver, em directo, a entrega dos Óscares. Todos os anos menos o que estive lá, que foi em 2007. Ai fui à entrada do Kodak Theatre ver a maluqueira que é, e depois rumei para o lobbie do Beverly Hilton, onde estava hospedada, ver a entrega dos prémios. Com o fuso horário, a cerimónia lá acaba à hora que aqui começa. Por isso, o esforço para estar acordada foi pouco ou nenhum porque a seguir, a felina ainda foi dançar pela noite de Hollywood.
Mas hoje estarei, calma e confortavelmente, a ver todos os que me fazem sonhar ao longo do ano, mesmo que seja a fechar um olhinho, sem querer, de vez em quando.

A era dos frugalistas, que tanto me agrada

Gosto de ao Domingo de manhã, ir buscar um café à cozinha e ficar a ler as revistas femininas da nossa praça, na cama. É um momento só meu que me dá imenso gozo. Foi assim que li um artigo que adorei, sobre ser frugalista. E o que é ser frugalista? Ser frugalista é ser "uma pessoa que valoriza aquilo que tem, que não desperdiça os seus recursos materiais, independentemente  da quantidade, e acima, de tudo, da qualidade. Significa dar valor aquilo que já se possui, procurando extrair o máximo de utilidade das coisas em seu redor". No fundo é ser simples, simples no sentido de ser consciente daquilo que se compra e daquilo que realmente se necessita. Ou seja, é ter um comportamento selectivo e consciente.
Descobri e aqui fica um livro sobre o tema!


E o blog de uma frugalista 


E realmente há lá coisa mais bimba do que ver, como vi há uma semanas uma reportagem sobre ricos, e assistir ao espectáculo triste de uma dondoca, toda orgulhosa, a mostrar armários e armários de roupa que nunca usou?!!! Compra para dizer que tem, porque maior parte nem veste. Senti pena e ao mesmo tempo uma enorme vontade de rir, pelo ridículo da coisa. 
Devem estar a pensar, está aqui esta a dizer estas larachas e na volta tem um armário cheio de peças que não veste! Pois é... claro que tenho. Aliás todas as mulheres gostam de ter  uns bons pares de sapatos e uns vestidos a mais da conta. Mea culpa... Mas garanto que era incapaz de coleccionar armários de roupa que não vestisse, de gastar imenso dinheiro para depois não usufruir. A estupidez era muito grande, e a minha não chega a tanto.
Na moda, o segredo está em "ter pouco mas bom. Ter com saber. Se comprarmos uma peça há duas que saem do armário. E abolir a compra por impulso", diz no artigo. Fácil não deve ser, porque por vezes temos apegos inexplicáveis a peças que há muito já deviam ter saído do nosso horizonte, mas vale com certeza a pena. Diz-me sempre a minha querida amiga Elizabete que trocou a arquitectura para se  dedicar ao feng shui "para haver espaço para coisas novas na tua vida, tens que deixar as velhas". E diz-me "os armários estão incluídos". LOL. Claro que estão!!!!




As grandes marcas, que seguem tendências, sabem o que isto é, e seguem esta também. A casa Hermés, tem o projecto Petit H, que dá uma segundo vida aos objectos, isto é, aproveita-os e fá-los renascer! Nomes como Yves Saint Laurent e Stella McCartney há muito que lançam um número de peças limitadas a preços acessíveis, para mostrar que nem sempre a exclusividade tem a  ver com o preço. Numa época de crise (económica e sobretudo de valores) mas também de consumo exacerbado, o facto de se ser pouco (como pessoa) cria muitas vezes a necessidade de se comprar muito em objectos, e se há coisa que não faz faltinha nenhuma é o supérfluo e os superficiais.
Venha a frugalidade, que se baseia em estar mais perto do que é realmente importante, que é organizar a vida para que se tenha tempo de qualidade; que é ter consciência ecológica, que é consumir produtos que têm um sabor real, e não artificial, no fundo é consumir selectivamente, em qualquer área.  
O ser frugalista é estar mais perto do essencial (e felizmente está na moda)! Yupiiiiiiiiii...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bruços para te que quero...

Tento, tento e tento e a verdade é que ainda não consegui... não consegui mas hei-de conseguir e há-de ser para breve que já me ando a passar com a brincadeira! A brincadeira é que nado mal bruços. Nado na perfeição crol, nado muito bem de costas mas chego aos bruços, em que as pernas dentro de água tem um movimento idêntico aos dos sapos, e está tudo estragado, lá se vai a coordenação pró caraças. E isto irrita-me, ui o que me irrita. Hoje  a professora, pegou literalmente nas minhas pernas para fazer o movimento perfeito! Fiz uns, mas aos fim de alguns metros já a coisa não se dava lá muito bem. As pernas no estilo de bruços são o meu calcanhar de Aquiles, e já lá vão alguns meses que o são, mas hei-de treinar tanto e tanto que daqui a algum hei-de é rir-me... muito.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que gosto de cantarolar a caminho do trabalho...

Há coisas simples, muito simples, que fazem grandes diferenças. Ouvir uma boa música logo de manhã, na rádio habtiual, na ida para o trabalho, por exemplo, faz maravilhas! Além de ter o privilégio de trabalhar naquilo que gosto e ser costume ir bem disposta para o local de trabalho, ouvir bossa nova de manhã é sempre qualquer coisa...
Por isso, há coisas que não mudam e mal entro no carro, a primeira coisa que faço é sintonizar a 98.1, a rádio Marginal, que tanto gosto, e da qual sou fã hà anos. Alguns dos meus amigos não compreendem este meu gosto, dizem que parece música para velhos. Mas quero lá saber... ADORO. E hoje quem queria ver uma felina feliz, era ver-me a cantar o Barquinho, toda feliz 2º circular fora...

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O que se consegue fazer num fim-de-semana!


A verdade é que quando se quer consegue-se! Consegue-se estar uma tarde com uma amiga à beira rio e pôr a conversa em dia, consegue-se ir nadar, consegue-se arrumar a confusão do quarto, consegue-se ir à  praça com a mãe, consegue-se ir a um shopping ao inicio da noite e ter um atendimento curiosamente personalizado, consegue-se estar com o grupo de amigos numa festa de aniversário e dar um pezinho de dança ao Lux, consegue-se comprar uns ténis novos e ir Domingo antes do almoço (algo ensonada) experimentá-los no ginásio. Consegue-se desgravar uma entrevista que tinha que entregar. Consegue-se ir ao cabeleireiro. E consegue-se uma dor de cabeça, pois está claro!
Eu consegui tudo isto este fim-de-semana e esta mania de fazer tudo torna grande a probabilidade de começar a semana mais cansada do que terminei. Mas nem por isso sem energia! 

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Hoje é dia da aula de Pilates

Hoje é dia de sofrer, de sofrer à séria! É dia de aula de Pilates e o sr. professor não brinca em serviço, parece uma águia a olhar para todos os movimentos que fazemos e conta-se pelos dedos de uma mão as vezes que nos deixa pôr as pernas no chão.
Tudo em prol de uma postura correcta e de um ventre lisinho... que custa e, muito, a ter!!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim

Haaa e tal, que dia piroso e pegajoso! Disseram-me logo de manhã. Ha e tal não hà paciência para os restaurantes cheios, para beijinhos, musiquinhas e para as prendinhas (recebi logo duas pela manhã que foi um mimo - uma massagem e uma escapadela pitoresca - que me agradaram muito) que se trocam, e tudo e tudo.
Realmente não deve, e não há, dia marcado para namorar! Namorar é como o Natal, é quando se quiser!  E acreditem que se há coisa que gosto de fazer é namorar um pouquinho todos os dias. Mas mesmo o Natal tem uma data, porque é que o dia de São Valentim também não merece ver a sua comemorada?! Curiosamente as pessoas que hoje me disseram que não gostavam do dia, não tinham namorado. E eu percebo, percebo perfeitamente que há por ai muito coração sem paixão, muita paixão não correspondida, muito amor para dar e receber desencontrado.  Mas toca a acreditar ... porque todos temos o direito  de ser felizes e mais tarde ou mais cedo, eu (uma felina optimista) acredito que surgirá a oportunidade.
 Agora, desculpem-me mas vou armar-me mesmo em pirosa, muito pirosa, porque tenho que ir jantar fora, ouvir música romântica e namorar...  aliás nem outro motivo me fazia sair de casa numa segunda-feira chuvosas destas.
Dia de São Valentim molhado, dia de São Valentim abençoado, digo eu.

Gosto tanto de cinema como de beijos românticos, por isso, aqui recordo alguns dos meus preferidos.

A Dama e o Vagabundo
O Paciente Inglês
Casablanca

E tudo o vento levou

Sabem o que é que é ser romântico?

Estava eu a chegar ao local de trabalho quando comecei a avistar algo estranho no horizonte. À medida que me ia aproximando percebi do que tratava.... balões em forma de coração atados no cimo de postes de electricidade.
Querem algo mais romântico do que alguém correr o risco (de grua, suponho) de subir ao cimo de cinco postes da electricidade, em frente ao local de trabalho da sua amada, e ter colocado corações com o nome da mesma? Não, não foi o meu querido Manel que também me presentou logo de manhã!
A amada, em questão, é uma apresentadora de meia idade, que lida muito bem com o passar do tempo pois tem uma figura de meter inveja às miudas de 20 anos. Não sei se ela já sabe, nem qual a reacção que terá, mas sei que neste início de manhã não se fala de outra coisa.
O amor, por aqui, está mesmo no ar!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A vitória do povo egípcio

Custou mas foi... o senhor parece que não queria descolar-se da cadeira do poder, mas na verdade as condições que lhe restavam para governar eram nenhumas. Mubarak abandonou o poder. A notícia interrompeu a emissão, e eu fiquei feliz.
Mais uma vez a máxima "o povo unido jamais será vencido" mostrou que é verdadeira, no Egipto como em qualquer parte do mundo.

O caminho português de Santiago

Sabia pouco, muito pouco sobre o Caminho Português de Santiago de Compostela. Aliás pensava que existia apenas um caminho quando afinal existem vários, o português, o espahol e o francês, e com várias rotas!! Como no Portugal No Coração só cabem histórias com final feliz ou simplesmente inspiradoras, ontem os "meus" convidados foram isso, muito inspiradores. Veio o sr. António Herculano, alguém que numa numa época em que os vizinhos mal se conhecem, tem a generosidade de entregar a chave de sua casa a um peregrino que precise e que nunca viu. Tem uma história de vida e um manancial de relatos ligados a peregrinos de todo o mundo dignos de registo. Relatos vivos e documentados. E tal é a sua dimensão que é já referenciado em Guias Turísticos Mundiais do caminho de Santiago e uma das figuras mais conhecidas por quem peregrina a Compostela ou o deseja fazer. É uma figura, uma boa figura o sr. António, que tem amigos nos quatro cantos do Mundo!


Veio também o Miguel, um jovem de 33 anos que fez o Caminho no ano passado com um amigo e que me diz que "este é um caminho diferente, que pouco ou nada tem a ver com Fátima, este não é um caminho religioso mas sim um caminho de introspecção que nos leva a reencontrar connosco próprios"... Fez o caminho porque sim, não estava com nenhum problema na vida, nem a passar uma fase difícil, "aliás era feliz e quis apenas perceber se a minha felicidade o era na realidade, ou seja, que não tinha nada de oca". Chegou ao fim de uma viagem que passa por aldeias e caminhos verdejantes e percebeu que a felicidade que vivia era sim real.
Depois veio a Beatriz, uma alemã de sensivelmente 70 anos, que vive em Portugal há mais de 40 anos porque o pai tinha hotéis cá. Vive perto de Gaia numa quinta maravilhosa e já fez o Caminho de Santiago mais de 30 vezes. Começou em 1999 e desde ai, é vê-la ir a pé cerca de três vezes por ano. "Conhecem-se pessoas magnificas, de todas as culturas, de todas as classes sociais e de grande bondade. Vale bem a pena, tem que experimentar", diz-me a modos que a aguçar-me o apetite.
E veio também o galo de Barcelos, porque afinal um dos símbolos da portugalidade, que se vende em tudo o que é quiosque a turistas, tem a ver com a lenda de um peregrino... galego. No fim de tudo isto,  fiquei com muita curiosidade em descobrir este Caminho pelos meus pés... provavelmente não será para breve, mas um dia tem grandes probabilidades de  acontecer.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O macaron

Hoje o dia começou mesmo bem, quando cheguei ao local de trabalho tinha uma caixa de macarons à espera de serem comidos.
Depois de uma aula no ginásio ontem à noite, hoje comecei o dia a trincar um macaron  de laranja... hummm... troquei o mal que me faz pelo bem que me soube! Tenho dito!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As maravilhas que foram a Santarém

Ontem eu, a Mariana e a Vera podiamos ter ficado na RTP, podiamos, mas não ficamos! Tudo se passava em Santarém, inclusive o programa que fazemos, e lá fomos nós, dar o ar da nossa graça, e do nosso trabalho, à terra que durante 2011 vai ser a "capital" das 7 Maravilhas da Gastronomia.
Foi um dia bem passado a falar com produtores de leite dos Açores, de flor de sal de Tavira, de fumeiro de Vinhais, do Museu do Pão de Seia, e por ai em diante.
Na verdade este foi um programa em que se quis explicar ao público o que vem ai. E o que vem ai é que depois de um processo de selecção por parte de 70 especialistas, e posteriormente por um painel de 21 personalidades notáveis, a short list das 21 maravilhosas finalistas será apresentada a 7 de Maio de 2011.
Depois há toda uma votação pública por sms, chamada telefónica, internet  e facebook que decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2011, dia em que as “7 Maravilhas da Gastronomia” serão reveladas no mesmo mês em Santarém.
A votação vale o que vale, pois provavelmente não ganha quem tem mais qualidade mas quem mais votar de uma certa região; mas seja como for vai falar-se de produtos genuinamente portugueses e isso vale sempre a pena!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um delicioso dia de sol de inverno passado na praia

O apelo era grande e a vontade de apanhar sol maior ainda. Peguei no melhor amigo e lá fomos felizes e contentes rumo à praia que somos frequentadores assíduos no Verão, para matar saudades. Foi difícil encontrar mesa na esplanada, à primeira, mas nada como um passeio à beira mar para pôr a conversa em dia, e voltar mais tarde para lanchar calmamente. As ondas estavam enormes, mas houve mesmo quem não resistisse a dar um mergulho. Eu, por enquanto, contento-me e muito com o sol, que me aquece a alma.  Os mergulhos podem aguardar...





O desafio da aula de natação

Esta foi uma semana em que o exercício físico esteve presente. Três idas ao ginásio e a habitual aula de natação ao Sábado de manhã fizeram maravilhas à alma, claro está, porque ao corpo a coisa demora mais tempo. Mas vai acontecer, palavra de felina!
Seja como for, tenho a certeza que se fizesse natação várias vezes por semana com os rapazinhos da pista avançada que faz aulas ao meu lado, a coisa não devia demorar muito! Eu que gosto de desafios, ando sempre a dizer á minha querida professora de natação que tem que puxar mais por mim. Ontem foi o dia! A meio da aula disse-me "Fátima, podes passar para a pista do lado". Olhei para ela "para a pista do lado, tens a certeza?!" "Se te estou a dizer é porque sim, vai se faz favor". Entre um misto de orgulho e de receio lá passei a pista. E perguntam-me vocês: o que é que está na pista do lado?!!! E eu respondo, matulões mais novos que eu, de 1, 90m, cheios de saúde, que enquanto eu dou uma braçada eles dão quatro!!! Acreditem, que é mesmo assim! Pensei, "estou literalmente lixada, onde é que eu tenho pedalada para acompanhar estes tipos, mesmo que existisse a pedalada (o que não é mesmo o caso), ao pé deles pareço uma criança!
O professor deles disse-me " Fátima, isto é para fazeres ao teu ritmo", digo eu "só pode, mas vou tentar ser mais rápida do que o habitual para não atrapalhar o ritmo dos rapazes". Bem, minhas queridas e meus queridos, o que se seguiu foram piscinas seguidas a um ritmo ao qual não estava  nada habituada, claro que os rapazes me apanharam uma série de vezes mas esboçaram sempre um sozinho de simpatia ou de compaixão, sei lá...
O resultado? Sai da aula com a cara a parecer um tomate, coisa muito sexy... como devem imaginar, e a pensar "andas sempre a pedir desafios, então olha, aguenta-te". Mas gostei de sentir o corpo a trabalhar mais que o habitual.  Bem que eu digo, uma aulinha destas todos os dias e a coisa ia ao sítio num instantinho, ai se ia!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

É oficial, inscrevi-me finalmente no ginásio!

É oficial, inscrevi-me finalmente no ginásio! Depois de um mês à experiência, depois de muita indecisão, depois de muito pensar, depois de ponderar custos, achei que devia acatar o desafio, não de me inscrever, mas de me comprometer comigo mesma a ir ao ginásio todas (ou quase todas) as semanas, durante o próximo ano da minha vida.
Pode haver excepções, mas tens que haver esforço e evitar desistências. A minha boa forma física tem que estar à frente da minha, por vezes deliciosa, preguiça. A batalha vai ser essa. Mas para este início de ano o saldo é positivo e o primeiro passo, custou, mas já foi dado! Amanhã, há toda uma felina na aula de Pilates!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Também quero mensagens Nicola nos pacotes de adoçante!

Sabem do que é que eu gostava? Que os pacotes de adoçante Nicola tivessem mensagens. São pequenos, mas também merecem. E a felina gostava, gostava muito, aliás. Pois como consumidora de adoçante no café há anos, para me deliciar com uma mensagem hilariante tenho que ler a do colega do lado. O que não está nada certo! Aliás os pacotes de açucar tem direito a tudo, não só a mensagens giras, como a receitas e desenhos, e os de adoçante não tem direito a nadica de nada! Senhores Nicola dá para me satisfazer este pequeno e insignificante desejo? Fariam uma felina mais feliz...