quarta-feira, 30 de março de 2011

A preserverança...

Hoje doem-me, e muito, as pernas e os braços, dos exercícios que fiz ontem. Resultado de uma hora de cardio mais meia hora de aula com a Sofia (a minha Jillian) e não é que, apesar do cansaço,  vou repetir a dose hoje!!!  A isto chama-se  preserverança ou a coragem de não arranjar desculpas.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Um clube elitista, pois está claro!

Depois do Futre, dos chineses, dos charters, depois da figura vergonhosa dos adeptos à porta do Estádio José de Alvalade, os meus queridos amigos sportinguistas façam o favor de não me voltar mais a dizer que o Sporting é um clube elitista, tá?!!!
Até o meu rapaz que é um sportinguista (pouco ferrenho, é  certo) e que teve o azar de ter que  trabalhar na madrugada de Sábado para Domingo no estádio, ficou estupefacto com as alarvidades dos rapazes àvidos de cabeças partidas. E foi avisadinho para pôr a câmera de lado se não queria que lhe acontecesse alguma coisa...
Há clubes que dão força às claques e depois estas não se fazem rogadas em mostrar a força que têm! É tudo tão triste e ridículo... que até dá vontade de rir! 

quarta-feira, 23 de março de 2011

E pronto, aconteceu...

Olhei para o relógio e liguei a televisão precisamente quando estava a começar o debate na Assembleia sobre o PEC 4. Os jornais da manhã já todos anunciavam a demissão do governo, e por tudo o que estava em jogo, e apesar dos afazeres não descolei os ouvidinhos da televisão, e de quando em vez, lá me levantava e chegava perto do ecrã, quando alguém mais efusivo dizia de sua justiça. 
Assisti à saída de Sócrates da assembleia da Republica logo após o discurso inicial do ministro das finanças, Teixeira dos Santos. Não foi bonito. Mas aquela imagem dele a descer a escadaria com o séquito de seguranças atrás disse mais que 1000 palavras. Disse o previsto, que estavam esgotadas todas as negociações. Ninguém queria chegar a acordo. Na verdade já todos sabiam o que Sócrates pretendia, e Sócrates sabia que todos iam dizer não. Saiu porque já tudo tinha sido dito e todos já sabiam o que ia acontecer, e realmente a saída não foi bonita, mas nem de longe nem de perto foi o que mais me chocou...
O que me chocou realmente foi o maior partido da oposição ser precisamente o único que não  se deu ao trabalho de, no projecto de resolução, apresentar uma única proposta! O maior partido da oposição que quer governar não tem nem alternativas nem dá soluções! Ora aqui está realmente uma coisa bonita e muito animadora... Limita-se a criticar e a dizer que está disposto a governar com o FMI. Pois claro! Assim parece-me fácil. O que eu gostaria de ouvir da oposição, tanto à esquerda como à direita, eram ideias e ideais cheios de força, cheios de vontade, construtivos, e a apresentar de forma séria caminhos alternativos, quando não se gosta de um! Mas não! Nadica de nada... é assistir a um rol de criticas e criticas a pensar muito no próprio umbigo e muito pouco no País.
Gostei particularmente da intervenção de Benardino Soares, do PCP, que depois da intervenção da deputada Ferreira Leite indaga - "a senhora diz que não lhe deram ouvidos, por isso estamos onde estamos? Por acaso a senhora que critica este governo é contra as privatizações que estão neste PEC, é contra a liberalização das rendas, é contra a diminuição dos ordenados na função pública??! Parece-me que não, aliás são muitas das medidas que sempre disse que se tinham que fazer. Parece-me que a ouviram e bem!" E rematou com uma piada cheia de piada, realmente, "sabe do que me lembro? Da história de uma banda que quando ia tocar uma música notou que já a tinham tocado antes, então o maestro resolveu a coisa da seguinte forma, tocamos a mesma música, mas desta vez com mais força!" Mais palavras para quê?!
As discussões seguiram-se e, partido a partido, fomos ouvindo um pingue pongue de acusações para acontecer o que se esperava. O PEC 4 foi chumbado. O nosso primeiro cumpriu o que disse, e apresentou a demissão a um presidente da República que tem assistido a tudo isto de camarote. E o País perdeu! Perdeu porque se já estamos em crise lá se vão gastar mais uns valentes milhões em comícios, em jantares, em bandeirolas, em autocolantes, em camionetas cheias de gente, etc, etc, para a campanha que se avizinha. Perdeu porque a bem dizer a Europa apoiava este PEC e com este descrédito no governo lá vão os juros da divida pública subir exponencialmente, again! Mas o pior de tudo é que perdeu, essencialmente, porque falta carácter, dignidade e ideias de mudança. A grande perda está ai, a política é cada vez mais um exercício umbiguista. Assiste-se a egos ávidos de poder e a pouco interesse pelo País. A grande perda é essa, a de ideais de mudança.
E pronto, aconteceu... o que se esperava. Agora haja paciência e vontade de acreditar.

segunda-feira, 21 de março de 2011

As boas vindas à Primavera!

Hoje é o primeiro dia de Primavera, e está um dia de sol lindo! Tudo a condizer, pois claro.
Um dia bom, portanto, para comemorar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, o Dia Mundial da Poesia, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e o Dia Internacional da Síndrome de Down! Muitas comemorações dignas de nota!

domingo, 20 de março de 2011

E ai vem mais uma semana cheia de exercício

Estou uma mulher determinada quanto à minha forma física, essa é que é essa, há muito que quero emagrecer uns kgs e perder massa gorda (até porque da última vez que medi quase que me caiu uma lágrima do canto do olho), e disse para mim "isto assim não pode mesmo continuar"!
Já me tinha inscrito no ginásio, quando isso aconteceu, mas ai percebi que andava a brincar, apesar da assiduidade. Como tenho a mania de fazer só aquilo que gosto, andava feliz mas sem fazer exercícios que puxassem por mim, como os de cardio - passadeira, elitica, etc, etc... "Podes não gostar mas tens que fazer, se não, não há, milagres!", dizia-me a Sofia que  além de minha professora é minha personnal trainer. E acreditem, qualquer semelhança com a Jillian do Biggest Loser não é mesmo coincidência.
Por isso juntei o útil ao agradável, faço as aulas que gosto - body balance e o meu tão amado pilates - mas já com muito suor gasto antes no cardio fitness. E garanto-vos que é tal como  o ditado - primeiro estranha-se e depois entranha-se -  e a verdade é que hoje já trato o circuito de cardio por tu, e gosto!
Por isso, ao nível do exercício isto dá duas horas no ginásio três vezes por semana mais um dia com uma hora de treino com pt. Ah, e ao Sábado, nado, como sempre, 45 minutos! Não no ginásio, mas na piscina habitual com a professora do costume.
Devem estar a pensar, a miúda está doida! Eu também diria isso de mim própria em Dezembro do ano passado. Mas a verdade é que estou a adorar tratar de mim, e finalmente ter passado das boas intenções aos actos.
O que emagreci? Um quilinho, coisa pouca e até desanimadora, mas lá vem a minha Jillian dizer-me, "ao início não se perde logo peso, mas sim massa gorda, que passa a ser músculo; daí não notares de imediato no peso".... e pronto. Sinto-me bem e a luta continua, e que luta grande esta! Mas faço-a com alegria! 
A ajudar-me tenho apenas o drena fast sport, ao qual junto  água e bebo. Nada de comprimidos, nada de poções mágicas que começam agora ai a proliferar na tv e jornais, pois as marcas sabem que o Verão está ai não tarda.  No ano passado fiquei seduzida pelo CLA, confesso, tomei duas caixinhas, meio a contra gosto porque não gosto particularmente de tomar comprimidos, e não senti efeito nenhum, pois aquilo diz que emagrece mesmo quem não faz exercício!!! E uma pessoa parva acredita, pois claro.
Falei com o meu médico depois, que me disse - "sabes o que é que o CLA faz? Absolutamente nada!" -  Ou seja, é do estilo Melhoral, que não faz nem bem nem mal, mas entretanto lá se gastam alguns euros.
Seja como for, o importante é cada um sentir-se feliz e encontrar o melhor método para atingir os seus objectivos. Eu decidi fazê-lo, por isso dou as boas vindas a mais uma semana cheia de exercício! 

sexta-feira, 18 de março de 2011

Que amores!

Quando tudo parece inventado, eis que surge o clássico de William Shakespeare em versão  anões de jardim! A Disney não faz a coisa por menos, e surge com uns gnomos amorosos e baptizou-os de Gnomeu e Juliet! A surpresa da história é nenhuma, pois clássico de amor mais clássico, não existe. Mas são lindinhos que dói e dão-me vontade de rir.
Mesmo eu que não ligo nada a bonecada, sou rapariga para desafiar o meu rapaz a ir ver!




quarta-feira, 16 de março de 2011

As coisas que uma pessoa fica a saber!

Está uma pessoa tranquilamente a trabalhar quando irrompem pela sala três estranhos que cumprimentam e explicam que estão ali para fazer uma inspecção. Olhamos estupefactos uns para os outros, sem percebermos do que se tratava e dissemos, meios incrédulos, meios com vontade de rir:
- inspeccionar o quê?
- a luminosidade...
- a luminosidade, pergunto eu? Quase sem me conter.
- sim, vamos inspeccionar o grau de luminosidade da sala e do lugar em que cada um está sentado a trabalhar.
Dirigem-se à minha secretária e colocam-lhe uma maquineta durante uns segundos em cima.
- algo me diz que devo estar bem iluminada, já que me encontro junto à "janela" (o edifício onde trabalho é o único que é vidrado de alto a baixo!)
- sim, está até um pouco iluminada demais, diz-me, mas como o sol não bate de frente não lhe deve fazer confusão ao olhar, certo?
- certissimo!
- por isso não há problema de maior.
Mesa a mesa cumpriram a sua função e  foram embora com ar de dever cumprido, eu é que fiquei durante uns segundos a pensar no bem que sabe estar muito iluminada, e a indagar-me se caso não tivesse, que teriam eles feito...

Apenas para dizer que...

Fui surpreendida com a  notícia de que uma grande amiga estava grávida, e isso deixou-me simplesmente feliz...

Mais uma voz portuguesa que merece atenção! Muita atenção, aliás!


domingo, 13 de março de 2011

Porque fui à manifestação da geração "à rasca"

Ontem fui à manifestação. Fui à manifestação, apesar de no dia anterior no local de trabalho, o tema ser amplamente discutido. Porque uma manifestação que era supostamente "apartidária", começava a ter a adesão do bloco de esquerda, da JSD, do partido nacionalista,  e falava-se claro de que esta era uma manifestação contra o governo. Ou seja o aproveitamento politico estava a ser tal, que a coisa começou a cheirar-me mal. Depois reflecti e pensei eu vou pelas minhas razões e pelas razões do verdadeiro manifesto, que dizia que era uma manifestação “apartidária, laica e pacífica”. 
E fui, fui porque terminei o meu curso há 12 anos (portanto foram muitos os governos, e não apenas este, que tiveram na mão esta realidade e nada fizeram) e mesmo a trabalhar em bons meios de comunicação social, nunca conheci outra realidade que não fossem os recibos verdes! Fui porque cumpro horários, recebo ordens hierárquicas e sou mais uma entre milhares que tem falsos recibos verdes e portanto sou uma falsa trabalhadora independente. Fui porque não tenho subsidio de desemprego, não tenho subsidio de férias,  e se ficar doente em casa, não tenho direito a nada! Fui porque se temos deveres temos que ter direitos. Fui porque somos demasiados jovens com esta realidade. Somos demasiados precários.


Os recibos verdes que deviam servir como forma de pagamento para trabalhos eventuais, passaram a ser utilizados falsamente porque dão jeito a quem emprega! O próprio Estado é um grande exemplo disso, e os meios de comunicação que tanto falam do assunto, são dos maiores empregadores de precariedade. A verdade é essa! Há muito falso moralismo aqui pelo meio e não falta quem fale muito, para não dar exemplo nenhum. 
Eu felizmente não sou “quinhentoseurista” mas sim “mileurista”, contudo, considero que devia ser mais bem paga, que o trabalho que faço devia ser mais bem remunerado, pois sei que mereço mais e melhor. Aliás, tenho colegas na minha sala, a fazer o mesmo trabalho que eu e a ganhar mais por isso! Podem dizer-me, “ha, mas estás melhor que muitos”. Claro que sim, mas o objectivo é olhar para cima,  e reger-me pelos bons exemplos e  não olhar para baixo e ter como barómetro os piores.
Por isso, ontem fui à manifestação e gostei, gostei de ver pais e mesmo avós a acompanharem filhos e netos. Fui com amigos, mas sei que se o meu pai estivesse vivo estaria lá ao meu lado. Toda a vida foi um homem de grandes ideias e convicções, e era o primeiro a dizer bem de uma geração que nada tem de rasca, mas sim, que vive “à rasca”.
Fui por mim ( e também por ele que me passou uma herança, de valores e ética, grandiosa) e senti-me muito bem.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Como se passa um bom dia de folga

Sabem o que é bom? Ter uma folga bem merecida a meio da semana! E sabem o que é melhor ainda?! Gozá-la num spa! Hoje foi o dia, o dia em que escolhi experimentar a já tão famosa massagem de pedras quentes, com que o meu rapaz me presenteou.
MA-RA-VI-LHO-SA! No final, por pouco, mesmo por muito pouco não adormeci. Recomendo com distinção.

terça-feira, 8 de março de 2011

Giselle no calor do Rio

Tenho que dizer que não sou grande fã do Carnaval, nem de ver aquelas moçoilas a bailar em Torres Vedras ou Estarreja com pele de galinha e quase a entrar em hipotermia. Esta mania de não ser genuíno e imitar quem, do outro lado do oceano, desfila com 40 graus, tem que se lhe diga, de tão estúpida que é.
Por isso, por aqui nada tenho de foliona, mas garanto-vos que no calor do  Rio de Janeiro  e com as curvas da Giselle, a coisa dava-se. E de que maneira! 
É um gosto vê-la desfilar no sambódromo pela escola Vila Isabel.



E porque é o Dia Internacional da Mulher


‎"Uma Rainha tem sempre a coragem de arrumar a sua casa e de arranjar espaço para outras surpresas que o destino lhe reserva. Porque uma Rainha vai à procura do seu eu esquecido e proscrito. Uma Rainha recupera a conexão com a sua alma. Uma Rainha nunca renega a mulher selvagem que habita no seu interior, nem manda para o exílio os seus dons, talentos, valor, coragem, dignidade, compaixão.
Uma Rainha encara o medo de frente e leva-o ao bosque, para que encontrem juntos um caminho para prosseguir com a motivadora experiência vital que supõe estar viva e sentir o amor correr pelas suas veias em cada segundo desta vida humana, linda, desafiadora, surpreendente, emocionante...
A categoria de Rainha ganha-se a cada pulsação!"

Rosetta Forner no livro A Rainha que Mandou à Fava o Cavaleiro de Armadura Oxidada.

(Uma leitura inteligente que recomendo a todas as rainhas, e sobretudo às que não sabem ainda que o são).

segunda-feira, 7 de março de 2011

7 de Março

Há 34 anos foi o dia em que os meus pais entraram na igreja e disseram SIM. Sim a todas as qualidades e defeitos, sim a cuidarem um do outro na saúde e na doença, sim a partilharem todas as alegrias e tristezas. Sim... e os votos foram cumpridos.
                http://img0.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/rtpmemoria/images/6d/6df173403129fe0bcb0a6a5d11fac4fb&w=490&sx=0&sy=0&sw=489&sh=367&q=75
E faz também 54 anos que a caixinha mágica começou a emitir em Portugal! Ao ínicio, a preto e branco, mais tarde a cores, agora em alta definição, mas seja como for, a verdade é que se tornou uma companhia fiel...

sexta-feira, 4 de março de 2011

A simplicidade que resulta em excelência

Sou uma apaixonada por histórias, desde pequena fui habituada a ouvi-las e também adoro encontrá-las e contá-las. Por isso, é impossível ser indiferente a "Histórias com Gente Dentro", um programa de informação da SIC, em que a excelência do jornalismo está na simplicidade, e isso é comovente.
São histórias contadas na primeira pessoa, histórias reais, histórias de muitas realidades, histórias que valem a pena serem ouvidas. Um trabalho que me enche a alma, um trabalho que me deixa feliz pela excelência, um trabalho que compreendo tão bem...
Apesar de não nos conhecemos pessoalmente, aqui ficam os meus parabéns a Ana Sofia Fonseca, a autora, e claro... a toda equipa.

terça-feira, 1 de março de 2011

A saída amarga de Galliano

"O designer John Galliano foi despedido pela casa Dior pelo seu "comportamento particularmente odioso", escreve a marca em comunicado, depois de ter sido divulgado um vídeo no qual Galliano faz comentários xenófobos e anti-semitas.  Segundo a Dior, a decisão de despedir Galliano foi tomada depois de os responsáveis da marca terem visto o vídeo que circula na Internet, em que o designer faz comentários xenófobos e anti-semitas e admite "adorar Hitler".
"Condeno muito firmemente o que John Galliano disse", declarou o director executivo da marca à BBC, que sustenta que os comentários do designer "contrariam totalmente os valores que Christian Dior sempre defendeu".
No vídeo, Galliano aparece numa conversa informal, num restaurante, na qual alguém lhe pergunta se é louro, ao que o designer responde "não, mas adoro Hitler".
Fonte DN

Ou seja, como um momento com 1,1 de alcoolemia e uma grande dose de estupidez podem estragar décadas de carreira...