sábado, 31 de março de 2012

Gosto de mercados, comércio tradicional e locais afins...

Desde pequena que gosto de ir com a minha mãe ao mercado. Ela que sabe escolher como ninguém a fruta, perceber se o peixe e a carne são frescos, o tipo de queijo melhor para isto e para aquilo, ensinou-me desde sempre a gostar da humanidade dos mercados e do comércio tradicional. 
E gosto disto, do facto de as pessoas terem um nome. De se conhecer a dona Teresa que vende hortaliça há 20 anos, ou o sr. Francisco que vende o pão caseiro hà 15. Gosto das  sensações e do burburinho de mercado, de escolher, de tocar, de cheirar... Hoje a minha manhã começou assim.

                            








quinta-feira, 29 de março de 2012

Eu costumo dizer que  há um batalhão de gente anónima por esse país fora a fazer coisas maravilhosas. Gente que contraria as adversidades, que vai atrás dos sonhos, que faz pelo país. Pessoas proativas, solidárias e empreendedoras, pessoas que não baixam os braços e fazem o que a maior parte acha difícil ou impossível. Há desta excelente espécie por todo o lado, apesar dos noticiários fazerem, muitas vezes, crer o contrário.
Digo isto porque tenho a felicidade de me pagarem para os descobrir, de os entrevistar, de saber as suas motivações e conhecer as suas histórias. É isso que faço. Entrevisto e escrevo sobre pessoas que contrariam as dificuldades dos tempos que correm para depois irem contar a sua história à televisão. 
Hoje conheci pessoalmente o Francisco Gomes Lopes, um homem castiço que vive em Alfama e que não pára. Tem 55 anos e uma força de viver e de querer fazer coisas incríveis. É um autodidata por natureza. Já pintou mais de 50 quadros sem nunca ter aulas de pintura (e acreditem que pinta maravilhosamente),  toca vários instrumentos ( sempre que pode vai animar um lar de idosos), faz artigos únicos com pedras e fósforos. E é um homem atento ao que o rodeia e muito solidário. Há sensivelmente dois anos decidiu que não era tarde para aprender mais, e  inscreveu-se nas novas oportunidades para terminar o 12º ano. "E foi um dos melhores alunos", disse-me a orientadora. "Daqueles que fazem mais do que lhes é pedido e que nunca se cansa de escrever." Foi precisamente por ver esse gosto na autobiografia que o processo de RVCC exigia, que lhe disse "aqui há um limite de páginas mas num livro não. Porque é que não escreve um livro?!" A ideia pareceu estranha a Francisco mas também nunca mais lhe saiu da cabeça. Em dois anos, não escreveu um mas seis! Seis livros! O primeiro acabou de ser editado - Amor: Maldição ou Perdição - pela Chiado Editora que o aceitou de imediato. 
Francisco é um homem humilde e simples que nunca pensou em ser escritor (apesar de sempre ter gostado de escrever) mas também nunca virou costas a um desafio. E como não se move por dinheiro, os direitos de autor revertem a favor de Henrique Venda, um jovem de 27 anos que ao representar Portugal numa prova de motocross em Marselha foi atingido, acidentalmente, por um colega que lhe caiu com a moto em cima e ficou tetraplégico. 
Para saber mais sobre o Henrique é clicar aqui e para conhecer um pouco do livro do Francisco é ver esta página da Chiado Editora. 

terça-feira, 27 de março de 2012

O destino

Poucos dias depois da Traveler´s Digest ter colocado os homens portugueses entre os mais bonitos do mundo, dando-lhes um honroso quarto lugar, o que em nada me espantou. Hoje foi a vez do Porto ser eleito o "Melhor Destino Europeu 2012" por um júri da Associação dos Consumidores Europeus. Lisboa arrecadou um bonito 8º lugar no ranking. Ou seja, as nossas principais cidades estão no top 10!


"O vinho do Porto, o Centro Histórico, classificado Património da Humanidade, os museus, parques e jardins encantadores, bem como lojas de moda, de criadores nacionais e internacionais", são algumas das virtudes da Invicta. Junte-se a tudo isto a beleza dos nossos rapazes e é ver o mulherio da Europa e do resto do Mundo a vir de armas e bagagens passar férias a terras lusas! Qual El dorado, qual quê! Férias boas e baratas e homens jeitosos é coisa que não há por ai ao pontapé! Venham, venham. Nós e os senhores da troika agradecemos! E muito!

O dia dos mais pequenos

Todas as terças feiras passo três horas (que voam) com os mais pequenos na Casa do Gil! Saio do trabalho e lá vou eu. Dedicar tempo a quem mais precisa era algo que queria fazer há muito. E desde o inicio do ano passei da intenção à ação. Porque acredito que não somos propriamente o que pensamos mas mais o que fazemos. 
E a experiência tem sido maravilhosa apesar das crianças terem realidades duras. É comovente ver como ali todos são diferentes mas com um tratamento afetivo igual. Independentemente de um estar com a perna partida, outro sofrer do coração, outro ter sido abandonado, ali todos são acarinhados. Todos brincam e todos têm regras. Todos se ajudam e todos são genuínos. Quando gostam de algo dizem, quando não gostam dizem também. Têm personalidade. Entro ali e são muitos os sorrisos, os beijos e os abraços. Só porque sim. E só por isso as minhas terças feiras ganharam mais cor. E cada vez que um deles me diz obrigado por qualquer coisa, apetece-me dizer obrigada eu.

domingo, 25 de março de 2012

Closet, o melhor amigo de qualquer mulher

O meu armário já não dá! A verdade é essa. Já não dá para abrir e ter aquela visão reconfortante de ver tudo arrumado e bonito! Eu tento, eu bem que tento, mas as forças já são poucas para lutar contra a falta de espaço. A roupa parece que ganha vida própria e diz "tira-me daqui, estou apertadaaaa!"
No meio do meu desespero lembrei-me desta cena do Sexo e a Cidade em que Mr. Big, no novo apartamento, mostra a Carrie o closet! E não é para menos a reação dela, um closet faz toda a diferença na vida de uma mulher. Entre um anel a brilhar no dedo e um closet! Prefiro um closet! A bem da minha sanidade mental. 






sexta-feira, 23 de março de 2012

Um desafio aceite!

A minha querida amiga Tatiana Figueiredo, do blogue The Close Up lançou-me um desafio! Desafio esse que permite uma maior interação entre vários blogues! E como adoro partilhar aceitei, claro!O desafio consiste em:


A. Escrever 11 factos aleatórios sobre nós próprios.

B. Responder às perguntas que foram propostas e criar 11 novas perguntas para as próximas pessoas.
C. Escolher essas próximas pessoas e colocar o link!
D. Ir à página delas e dizer-lhes que foram desafiadas!
E. Nada de taggs de volta.
F. Postar o conjunto de informações relativamente ao que o desafio consiste.


Como sou uma menina bem mandada então aqui vai:


11 Factos sobre Mim:
1. Gosto do amor da minha Mãe e do Manel
2. Gosto do cheiro a canela e do sabor a menta
3. Tenho dois peixes mas adorava ter um cão
4. Faço pilates e natação e adoro
5. Sou feliz numa mesa cheia de amigos
6. Gosto de trabalhar em televisão
7. Adoro viver na cidade mas gosto de ter um refúgio no campo
8. Não sei cozinhar (mas sei estrelar um ovo)
9. A minha cor preferida é o violeta apesar de não a usar com muita frequência
10. Gostava de ter herdado os olhos verdes da minha avó materna
11. Gosto que me lancem desafios


As 11 perguntas e respostas:
1. Um livro? Difícil mas acabei de ler O tempo entre Costuras de Maria Duenas, e recomendo vivamente
2. Um filme? Ui ui ui... Cinema Paraíso, Colisão e recentemente a Invenção de Hugo
3. Um sonho? Ser atriz (mas curiosamente por este não lutei tanto quanto deveria...)
4. A próxima viagem? Eu adorava que fosse Florença mas tenho uma grande amiga na Malásia a desafiar-me para a visitar, a ver vamos...
5. Nascer ou pôr do sol? Nascer!
6. O cocktail preferido? Não tenho, mas gosto de um bom martini bianco ou de um gin tónico
7. Com quem o partilhavas? Com o meu rapaz ou qualquer um dos meus amigos
8. Uma inspiração? Assim de repente Nelson Mandela, Aristides Sousa Mendes e o casal Brangelina! Mas existem muitos outros.
9. Moda: Hippy ou Chic? Hippy chic, pode ser?!
10. Felicidade é...  ter sonhos, rir muito e apreciar as coisas simples da vida
11. O que melhor te define? Ser determinada (ou felina!)


As minhas 11 perguntas
1. O que é que te inspira?
2. Qual a maior loucura que fizeste por amor?
3. O que é que te faz rir?
4. Peça de roupa essencial?
5. Tens alcunha?
6. Uma viagem marcante?
7. Prato preferido?
8. Qual a cor que nunca usas?
9. Animal de estimação há?
10. Os amigos são...
11. Onde queres que os sonhos te levem?

A quem lanço o Desafio:

Gracices
Cócó na Fralda
The Cherry is on my Cake

quarta-feira, 21 de março de 2012

Welcome Spring!!!!


Hoje é dia de celebrar a Primavera

a poesia

e as àrvores...

...portanto rebolem na relva, apanhem sol na cara, subam a uma árvore, respirem fundo. Façam o que quiserem mas façam o favor de apreciar a natureza!

Presunção e àgua benta cada uma toma a que quer...

Temos a Jennifer Lopez, em bom, na Vogue americana da edição de Abril a dizer que aos 42 anos tem cuidados, claro, mas que se sente uma mulher normal e que é bem mais baixa do que gostaria. Temos também a Kate Moss numa sessão maravilhosa a fazer jus à nobreza do Ritz pariense, que vai estar dois anos com obras de restauro, sem nunca referir o estilo que tem.
E depois temos a Fanny na Nova Gente desta semana a dizer que se sente uma bomba com a nova mudança de visual que podem ver aqui! E mais não digo...










terça-feira, 20 de março de 2012

Nas meias finais, o resto é conversa!

Cheguei a casa e o resultado estava 1-2; enquanto jantava ao lado do meu rapaz (sportinguista)) assisti entusiasmada ao 2-2; e foi já em grande euforia que festejei o 3-2. Depois do última ida do Porto à Luz, gosto mesmo disto!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Menina do papá

Fui literalmente a menina do papá. Era o meu Pai que andava sempre comigo às cavalitas (e o que eu adorava), que me levava para andar nos carrinhos que havia no Campo Grande, que me levava à escola, que sempre pertenceu à associação de pais, que quando não conseguia dormir ficava o tempo que fosse preciso ao meu lado de mão dada, que todas as noites, até ao início da adolescência, tinha a criatividade de me contar histórias, que me tirava sempre as dúvidas nos trabalhos de casa, que já na faculdade ia comigo às compras e deixa-me escolher a roupa que gostasse, que me dedicava versos em jantares de aniversário, que me deu a liberdade necessária para escolher o meu caminho. Foi ele que me disse sempre, em momentos difíceis, que eu era feita de outra garra. Mesmo quando eu não acreditava ou não percebia o que isso queria dizer. 
OBRIGADA por tudo Pai.


sexta-feira, 16 de março de 2012

GRANDE Clooney!

Que eu já gostava muito dele, já! Que o achava um charme, achava! Que ele era dado a causa humanitárias, já sabia! Mas ele (e o pai ) ter feito isto porque sabe aproveitar o lado bom de ser celebridade, torna-o irresistível!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Gosto disto! Gosto do Projecto Amelie!

"Pequenas acções que tenham como objectivo mudar o mundo. Ações desinteressadas, que façam alguém sorrir, sentir-se melhor, emocionar-se, etc. Qualquer coisa que mude o dia a dia de algumas (mas basta uma) pessoas. Partilhem ideias, coisas que viram, histórias, etc." Foi com este conceito que Martim Dornellas, 37 anos, começou a espalhar mensagens otimistas pela cidade de Lisboa, ao estilo de Amelie Poulain.
Porque o mundo fica muito melhor com sorrisos, nada melhor que provocar um quando menos se espera. Na página do projeto no facebook, Martim diz-se inspirado pelo Ze Frank Chill Out Song. Para saberem mais sobre o Projecto Amelie é clicar aqui. Haaaa, e podem fazer download das imagens e participar.  Acho esta ideia brilhante! :)








terça-feira, 13 de março de 2012

Imagine

Vim a guiar para casa com as palavras dele a repetirem-se na minha cabeça. "Os meninos pobres não têm casa, não é? E as casas são importantes, não são?" Diz-me notoriamente triste T. com três anos, antes de adormecer, na instituição de solidariedade em que estava. Apanhada de surpresa, penso uns segundos e respondo: "não, as casas não são assim tão importantes. Importante é teres amigos, que podes abraçar, beijar, brincar. Isso sim é importante. Uma casa não te abraça pois não?" Não, responde-me. "E só para que saibas eu gosto muito de ti e para mim és importante, percebes?" Sim.
O mundo seria muito melhor se houvesse pais sem coragem de abandonar os filhos nos hospitais. 

segunda-feira, 12 de março de 2012

O tema da edição era Freedom e cada um utilizou-a na dose que quis...


Aqui, a desenvoltura a andar de saltos altos foi digna de nota!

 Reparem bem no pormenor dos troncoss nas mangas do casaco!  Apesar da cor há um lado muito negro nisto tudo... essa é que é essa.
A Maria José Valério ia adorar esta moça. E eu para dizer a verdade achei-lhe muita piada.
Foi a primeira visita à Moda Lx e estiveram horas a escolher o que vestir. Saiu isto.

sábado, 10 de março de 2012

Não sou fashionista... mas quero mais!

Há muitos anos que vou à ModaLisboa. A primeira edição a que assisti ainda não tinha 20 anos, como hoje tenho 34 é só fazer contas. Há também muitos que "devoro" revistas femininas e que estou atenta às tendências, às colecções e à vida de muitos criadores mas apesar de tudo isto  estou longe de ser uma fashionista. Estou mesmo! Se, por exemplo, a Chanel diz que o verniz do próximo Verão é o laranja ou o azul escuro xpto, que esgota e que dá dores de cabeça a muita boa gente, a mim é para o lado que durmo melhor. Sou uma rapariga monótona, que dos vernizes da Chanel só usa o rosas forte e os vermelhos. É o que gosto, é o que uso. Se todas as bloggers ou it girls têm umas litas, a mim é coisinha que não me aquece nem me arrefece. Se todas cortam o cabelo com franja porque alguém resolveu dizer que assim é que é cool, o meu mantêm-se intacto até me chatear. Isto para dizer que de fashion victim tenho pouco, não só porque nem sempre a carteira deixa, mas sobretudo porque acho que ter estilo é uma questão de atitude e de manter a identidade. Por isso, sou simplesmente alguém muito atento ao que faz neste mundo,  porque sou mulher, porque gosto e me dá prazer. Só isso.
Voltemos então à ModaLx, à qual já fui de todas as maneiras. A primeira vez recebi convite em casa de um estilista que me fez um vestido de noite. A partir dai já fui com amigos (quase sempre), já fui sozinha, já fui em reportagem (trabalho), etc, etc, etc... Lembro-me de edições memoráveis na Cordoaria, no Museu da Cidade, na Torre Vasco da Gama, nos armazéns Terlis, no Museu de História Natural, no Museu da Eletricidade, na Cidadela de Cascais (apesar de não ter achado grande piada à mudança) e recentemente no Pátio da Galé. Um bom espaço.
Ontem depois de um dia de trabalho lá fui eu mais uma vez. Já tinha ouvido dizer que se tinha cortado imenso nos convites, mas não sabia porquê. Quando cheguei percebi. Vi um desfile LAB na biblioteca da Câmara Municipal de Lisboa, que se mostrou pequena demais para um desfile que se preze. Poucos lugares sentados e demasiados de pé. Para seguir para outro desfile, do outro lado da rua no banco BPI. Sim, no banco! Não sabia se havia de chorar ou de rir... das três salas de desfiles só uma, a melhor, é no Pátio da Galé. Fiquei triste e desapontada. Sei que a época das vacas gordas já era; tenho noção de que todos nós estamos a sentir a conjuntura económica difícil, e a Moda Lisboa não é com certeza exceção. Mas c`um caraças... desfiles na biblioteca e no banco BPI com duas filas de cadeiras é coisinha boa para uma escola secundária, não para a Lisboa Fashion Week que recebe jornalistas internacionais de vários países! E caramba, é precisamente nos momentos mais difíceis que  tem que se ser mais criativo. É fácil fazer grandes edições com dinheiro, o grande desafio é fazer sem ele. Afinal de contas, os espaços são cedidos. Não havia nenhum espaço melhor em Lisboa inteira do que a biblioteca da CML e o Banco BPI do outro lado da rua?!!! Duvido!
E há fenómenos a acontecer, que a meu ver, não ajudam nada. Primeiro é ver desaparecer nomes como Tenente, Ana Salazar e Manéis do calendário. E outra, algo que os Manéis há muito sentiram. Que é o facto de que quem ali vai não compra. Entre o freak show (que até tem a sua piada) e a feira das vaidades a que se assiste, há poucos ou nenhuns clientes. Não foi por acaso que as últimas edições que a dupla integrou o fez out of location, num espaço escolhido por eles para receber com exclusividade as clientes. Afinal são elas que lhes interessam. É para elas que criam. Lembro-me de uma das vezes o terem feito no seu atelier na Rua das Flores num ambiente tão requintado e exclusivo quanto descontraído. Um simples luxo. E isto faz falta. Fazem falta espaços bonitos, que recebam bem quem os visita.
A Moda Lisboa pode e tem capacidade para fazer muito melhor. Temos excelentes criadores, que devem ter melhores condições. Falta glamour à semana de moda para haver mais projeção. Amanhã ainda vou lá, mas posso já dizer que da próxima edição espero mais. Muito mais.

quinta-feira, 8 de março de 2012

quarta-feira, 7 de março de 2012

E já lá vão 55 anos! Parabéns RTP

A 7 de Março de 1957, a estação pública começa a emitir. Cinquenta e cinco anos depois mantêm-se como marca de confiança. Hoje cantaram-se os Parabéns e houve bolo, pois claro. :)


terça-feira, 6 de março de 2012

A fábrica de chocolate alentejano

Quando há sete anos Célia Dias e o marido fizeram uma viagem à Bélgica nunca pensaram que esta poderia mudar o rumo das suas vidas. O desejo que ter um negócio próprio já existia, mas como ele era engenheiro e ela assistente social, a necessidade de mudar de vida não se tornava urgente. Mas na Bélgica, a ver as lojas de produção própria, a paixão pela arte de fazer chocolate falou mais alto. Voltaram com a vontade de experimentar e ousar. Começaram a fazer em casa para familiares e amigos, que durante dois anos foram alegres cobaias. Muitos diziam que eram doidos porque no Alentejo vendia-se bem queijo, pão, chouriços mas nunca chocolate, que ainda por cima não é um bem de primeira necessidade. 
Trocaram o certo pelo incerto e a fábrica Mestre Cacau (hoje já com loja) surgiu em 2005. Um nascimento no seio do Alentejo esquecido. "Nós somos daqui e é aqui que faz sentido". E parece que faz mesmo porque de Beja partem atualmente chocolates para a Roménia, Polónia, Espanha, e Célia diz-me que está em fase de negociação com a Holanda e Alemanha.
Tudo porque na Mestre Cacau a oferta é tão deliciosa quanto original.  O medronho, alecrim, azeite, aguardente da Vidigueira são alguns dos sabores alentejanos que Célia juntou ao chocolate para criar a coleção Alentejo. Um sucesso! E a seguir veio a Sugar Bloom com rebuçados de pétalas de rosa, canela e alecrim, entre muitos outros doces e compotas com chocolate.
Ei-los de Beja para o mundo...











Fique a conhecê-los melhor aqui!

segunda-feira, 5 de março de 2012

domingo, 4 de março de 2012

A bendita globalização...

Esta coisa da globalização é maravilhosa! Já de pijama acabo de pôr a conversa em dia com a minha grande amiga Catarina, que me ligou a caminho das aulas de mestrado. Para ela são 10 da manhã e já é 2ª feira! É o que faz estar na Austrália!

O Lucas!

Hoje salvei o Lucas e só por isso ganhei o dia! Estava desaparecido há quase uma semana. Saiu de casa e não encontrou o caminho de volta.  Soube depois que o Lucas tem 15 anos (uma idade já considerável para um cão) e por isso sofre do coração e de uma cegueira parcial. Os donos já tinham perdido a esperança de o encontrar, inclusive tinham dado baixa do chip ao veterinário.
Encontrei-o quando fui até ao campo ver se as minhas oliveiras estavam a sobreviver à escassez de chuva (e por enquanto estão)! Quando e onde menos esperava encontrei o Lucas a tremer, aninhado em palha, sem se conseguir levantar e eu sem perceber porquê (tal era a fraqueza). Como na aldeia, todas as noticias passam pelo café fui até lá para pedir ajuda, e foi então que me disseram que "a família do Francisco que veio há pouco tempo de Londres trouxe um cão já velhote que está desaparecido há uns dias. Só pode ser o mesmo cão. Sabes quem é o Francisco, não sabes? É aquele rapaz que mora ao cima da rua..." E pronto. Cão e donos reencontraram-se. E foi ver uma felina feliz.

sábado, 3 de março de 2012

Os sabores e a vista do Panorama

Gosto de jantar fora, das conversas que acontecem à volta de uma mesa, da intimidade, da partilha, e da descoberta de sabores. Ontem fui jantar com uma das minhas melhores amigas ao Panorama. Deixamos os rapazes em casa e decidimos apreciar a criatividade e simpatia do chefe Leonel Pereira, que nos recebeu com a sua boa disposição. Nascido no Algarve é um homem do mundo, despretensioso, que gosta do que é genuíno. Fez questão de confeccionar um menu de degustação a pensar em nós. Nós agradecemos a amabilidade e confiamos a 100%. O resultado é o que se segue. Cada prato é uma obra de arte, ora com inspiração no campo ou no mar. 
O último andar do Sheraton é um sítio acolhedor e com uma vista sobre a cidade de cortar a respiração. Tem todos os ingredientes para momentos memoráveis.

A vista sobre Lisboa é absolutamente magnífica. Para mim, a melhor da cidade.
Capoeira
Sabores da Terra
Maresia 
Biodiversidade
Salmonete e citricos
Vitela de leite em "Sabores de Inverno"
Fofo de amêndoa com gelado de rosas e espuma de alfazema
Parfait de dois chocolates com geleia sólida de morango
Para terminar, chá de jasmim.