quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

No futuro parece que vai ser assim...

Há pouco um amigo perguntava-me por mensagem:
- Que tal esse Natal? Muitas prendas para o Francisco?
- Sim, algumas, este ano dividi os presentes com ele.
- Tens noção que daqui para a frente vais ser a mãe do Francisco e as prendas vão ser todas para ele, não tens? (risos)
- Que sejam mas quero continuar a ser uma pessoa, ou seja, a ter identidade...
- Sim, sim mãe do Francisco.

Um Natal genuíno

Passar o Natal na aldeia mais portuguesa de Portugal, Monsanto, é um privilégio. Um sítio onde o cheiro da lareira se mistura com o das filhoses e o do madeiro no centro da aldeia com as conversas em volta! Lá os momentos partilham-se tanto à mesa com a família como na rua com os amigos. A missa do Galo enche, os cantares natalícios enchem a atmosfera da igreja de vida e o padre Vítor que conhece as famílias todas (não estivesse ele lá há cinco décadas) lá vai dizendo pausadamente a homilia. Lá fora já muitos cantam e bebem e a noite apesar de fria é feita de partilha, conversa, abraços, beijos, petiscos... 
O Natal lá é assim (qual anúncio do azeite Gallo qual quê) genuíno e cheio de vida. As avós fazem as filhoses, as lareiras estão sempre acesas, há sempre visitas em casa e é uma alegria. Há tradições que não se perdem e é muito bom poder vivê-las.





quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

"Pai Natal tu és casado com a mãe Natal?!" :)))))



Hoje o Pai Natal surpreendeu a criançada no meu local de trabalho! O coitado, completamente rodeado, mal se conseguia mexer e as perguntas surgiam de todo o lado:
- Pai Natal onde estão as renas?
- A descansar...
- Pai Natal tu és casado com a mãe Natal?
- Não!!!
- E tens filhos?
- Os meus filhos são todos os meninos e meninas!
- E tu passas o ano todo vestido assim?
- Sim!
- E onde é que estás no Verão?
- Na minha casa a trabalhar nas vossas prendas...
- Nunca te esqueceste de ninguém?
- Não, nunca!

Anos e anos de Colombo fazem maravilhas na hora de responder a tanta pergunta sem gaguejar! Garanto-vos, é um Pai Natal maravilhoso este!

Bem vindo Tomás! :)))

Há algumas horas nasceu o Tomás! Cheio de saúde, grande e bonito partilhou grande parte da sua gestação ao lado do Francisco! As mães partilharam gargalhadas, lágrimas de alegria, dúvidas, noites mal dormidas e todo o tipo de sentimentos. Falávamos de ecografias, de livros sobre maternidade, pareceres médicos e de como seriam os nossos rebentos... A cumplicidade natural deu sempre lugar à boa disposição. Os meses, que passam num ápice, ganham um colorido maior com uma companhia assim! Obrigada minha querida Tânia e Muitos Parabéns! Pois veio ao mundo um rapaz lindo e sortudo que tem uma mãe maravilhosa!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Quando nadar é o melhor remédio

Depois de duas semanas de interrupção devido aos feriados hoje o dia começou com natação. E que bem que me sabe nadar (a mim e ao Francisco claro). Numa altura em que a barriga aumenta de dia para dia, o andar começa a ser mais lento, a mobilidade menos ágil, nadar dá uma sensação de leveza e liberdade que faz toda a diferença na vida de uma mulher grávida.
O professor (que tem em casa uma grávida do mesmo tempo que eu) quando me viu esboçou um sorriso e disse todo contente "assim é que é, a vir às aulas e a fazer exercício físico." Deu-me logo vontade de rir, se ele soubesse a lontra que tenho sido nas últimas semanas as palavras seriam outras... mas isso agora não interessa nada, como diz a outra senhora. Sai de lá a pensar que bom bom era poder nadar todos os dias, mas o tempo não permite, o que não quer dizer que a necessidade não aperte, ainda para com o Natal à porta...

O primeiro peluche

De todas as prendas que vieram do Qatar, esta foi a que mais me enterneceu! O primeiro peluche do Fracisco oferecido pelo pai só podia ser assim:

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O fds de noites mal dormidas, o excesso de calorias e finalmente a volta do meu rapaz do Qatar!

As noites são cada vez mais temperamentais! Há umas relativamente tranquilas e outras em que acordo e passo horas a virar-me de um lado para o outro há procura da posição perfeita que teima em não existir... Sexta e Sábado foram duas noites assim, em que acordei sem mais nem menos e a barriga não  não deu tréguas ao sono. Talvez fosse o Francisco agitado com o regresso do pai, talvez fosse a mãe que devia fechar mais a boca... e ter uma barriga mais moderada. 
Sim, porque não bastava o sono estar a fazer das suas como para a ajudar à festa os dois dias do fim de semana previam excesso de calorias. Um lanche de família com tias ansiosas por me verem grávida só podia ter brigadeiros, bolo de azeite, pão alentejano, pãozinhos de leite, scones e chá. E claro tive que provar de tudo para não parecer má educação, como é óbvio!!! Como consolação tive o anfitrião, que é médico, a dizer que estava ótima "não tens hérnias nem estrias, a barriga está excelente." Talvez por isso, como se não bastasse o lanche familiar calórico, chega o tão esperado dia do meu rapaz voltar dos 30 graus do Qatar, depois de duas semanas de trabalho, e quis o universo que ele voltasse no dia de aniversário. E dia de festa equivale a quê?! A bolo e bolinhos e a jantares calóricos e foi isso que aconteceu. À noite só de pensar em me deitar ficava mal disposta, de tão cheia que estava. Mas quando me deitei estava feliz e dormi maravilhosamente... 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Uma pessoa faz o que pode para andar agasalhada e não parecer o Zé sempre em pé (o que por estes dias já não é propriamente fácil) e eis que liga o skype e vê do outro lado o seu homem de calções e t`shirt a dizer que não aguenta  os mais de 30 graus, que estão no Qatar, à meia noite! Não havia necessidade... mas tudo bem, Domingo está de volta! 

Com grandes expetativas para ver Keira e Jude em...

sábado, 1 de dezembro de 2012

A Dress for Sucess, as Fernandas e a ajuda gratuita às mulheres que mais precisam

Este é um daqueles projetos que faz toda a diferença e que dificilmente me lembraria que podia ser uma ONG. 
Um dia quando assistia a um programa de Oprah, Fernanda teve conhecimento da Dress For Success e decidiu candidatar-se a trazer o projeto para Lisboa. Esta é uma organização sem fins lucrativos criada em Nova Iorque em 1997, com o objetivo de ajudar mulheres com baixos rendimentos a entrarem no mercado de trabalho ao facultar-lhes roupa e aconselhamento visual; e foi precisamente de Nova Iorque que Fernanda Machado recebeu um telefonema a dizer que havia uma outra Fernanda em Lisboa na corrida mas que provavelmente não podia avançar com a candidatura e por isso promoveu um encontro entre as duas. “Nem imagina o meu espanto quando estou no café e vejo chegar a Fernanda Freitas, a da televisão! E foi assim que eu segui com o projeto e o trouxe para Portugal e a Fernanda Freitas ficou a madrinha porque tinha à porta o ano europeu do voluntariado mas claro que tem sido uma ótima ajuda.”
Desde Janeiro que Fernanda Machado, 37 anos, presidente da Dress For Success – Vestidas para Vencer, em Portugal, faz mais do que ajudar a encontrar a roupa certa para uma entrevista de emprego. "O meu objetivo não é mudar visuais mas vidas", e desde Janeiro já mudou a de 263 mulheres.
À junta de freguesia de São José (que acolheu o projeto) chegam mulheres desempregadas, à procura da imagem adequada a uma entrevista de trabalho já marcada. “Ajudamos a preparar o momento da entrevista de emprego - fornecendo o guarda-roupa e as ferramentas necessárias para moldar a autoconfiança - apostando no desenvolvimento profissional e promovendo a manutenção do posto de trabalho.”
Caso se consiga, na entrevista, o emprego a Dress for Sucess cede cinco ou seis conjuntos de roupa fáceis de conjugar, até a candidata receber o primeiro ordenado. Não é por acaso que esta ONG existe em 75 países e já ajudou 550 mil mulheres em todo o mundo!

Para quem precisar, quiser passar a palavra ou doar roupa (desde que esteja 100% impecável) é só ir até aqui ou acoli!

Gangnam style em versão tuga, muito bom!