domingo, 28 de abril de 2013

Passatempo dia da Mãe! O primeiro passatempo cá do estaminé é dedicado às Mães, pois claro!

O dia da Mãe aproxima-se e eu que me estriei neste papel há quase um mês achei que a data não podia passar em branco! Mais que nunca dou valor ao tempo e ao que se consegue fazer ou não com ele. Porque uma Mãe tem sempre tempo para o seu filho, mas nem sempre tem para si, merece todos os mimos do Mundo, incluindo este: o de tratar de si, durante uma tarde, num dos melhores cabeleireiros da cidade!
Nuno Souto, além de embaixador da marca Sensience by Shiseido em Portugal, tem uma vasta experiência em mudanças de visual, incluindo em programas de televisão. Um pequeno luxo para uma grande Mãe.

Participar é simples. 
- Clicar gosto na página de Felina na Cidade e em Hairstation
- Dizer, de forma original, porque é que a sua mãe merece esta tarde num dos melhores cabeleireiros de Lisboa que inclui mudança de cor (caso queira), corte e brushing.  (Caso os filhos sejam bébés podem concorrer as mães, e dizer de sua justiça).

Podem concorrer até à próxima 6ª feira, dia 3 de Maio, para o e-mail felinanacidade@gmail.com com a  frase, nome e contato (email e telefone). 
O resultado será publicado aqui no dia 5 e o prémio pode ser gozado durante o mês de maio! Está à espera de quê?! Mime a melhor mãe do Mundo, a sua!

Boa sorte!




sexta-feira, 26 de abril de 2013

O papel do pai

Apesar de ser cada vez mais uma raridade (felizmente) a verdade é que não imagino como será a vida de uma mãe que não tenha o auxilio do companheiro para tratar do filho! Pensar que um filho é tarefa exclusiva da mãe não pode ser mais errado. Sim, bem sei que há mães que acham que só elas é que sabem cuidar bem e nem se atrevem a dividir os cuidados com receio que  algo aconteça. Respeito mas claro que ai as queixas caem em saco roto. 
Eu sou uma adepta fervorosa da partilha e o meu rapaz (abençoado) também e garanto que não há nada mais reconfortante! Tira-nos peso de cima e um dá alento ao outro quando o cansaço fala mais alto.
No meu caso não tive dificuldade nenhuma com a cara metade mas o melhor, para que isto aconteça, é integrar o pai em todo processo desde cedo. Nas ecografias o meu rapaz estava presente, no curso de preparação pré parto estava presente, nas consultas estava presente, no parto estava presente e nos dias que estive no hospital também. 
Aliás, o facto da decisão do hospital em que o Francisco nasceu ser privado deu-se essencialmente pela possibilidade do pai poder estar 100% presente. Houve quem à minha volta considerasse um exagero, houve quem dissesse que dois dias passavam num instante e que nem os iria sentir mas quando meto na cabeça que algo é o melhor, dificilmente volto atrás. E assim foi! O Manel assistiu ao parto como queria e pode dormir no meu quarto enquanto estive no hospital e isso fez TODA a diferença, tal como imaginava! Fez toda a diferença porque as cólicas, as dores, o choro, etc, etc, não acontecem com hora marcada, ou seja, não acontecem propositadamente na hora de visita quando o pai vai ao hospital dar um beijo e oferecer flores. 
Ao fim de um dia no hospital o Manel diz-me "parece que estou aqui há uma semana" (e rimos, sim porque rir continua a ser sempre o melhor remédio) tal era a intensidade e a velocidade com que tudo acontecia. Ele estar ao nosso lado (meu e do Francisco) fez com que tivesse a noção clara das "dificuldades" que nos esperavam em casa. Ali há distância de um click tínhamos uma enfermeira à disposição para resolver e sobretudo ensinar. Assim, tanto eu como o meu rapaz aprendemos as mesmas coisas: a dar massagens para atenuar as cólicas, a dar banho, a tratar do cordão umbilical, a acalmá-lo, etc, etc... No último dia diz-me o meu rapaz "foi muito bom estar aqui, tive direito a um curso intensivo."
E é esse "curso" que faz milagres cá em casa agora. Se eu me imagino a chegar a casa do hospital e a dizer-lhe o que ele tinha que fazer para me ajudar, imagino, mas que não seria nem de longe nem de perto a mesma coisa, não seria!

Cá por casa

Cá em casa está tudo um reboliço! Há momentos calmos claro, mas poucos! Se há altura em que notamos claramente que a vida muda é quando temos um filho! Por mais que nos digam isto quando estamos grávidas, só quando levamos o filho para casa é que a verdadeira aventura começa!
Acorda-se de três em três horas não se sabe bem como (às tantas já parece automático), há sempre coisas para fazer, algo simples como fazer uma caminhada, retornar uma chamada para a tal amiga que ligou ou escrever no blog, por exemplo, parecem tarefas simples mas... constantemente adiadas!
O lado bom de tudo isto?! É que se emagrece num instante (em três semanas já lá vão 10 kgs) e por mais cansada que se esteja existe sempre uma sensação de felicidade quando se olha para a pequena cria.


domingo, 21 de abril de 2013

Sabe bem...

Depois de acordar de três em três horas para dar de mamar uma pessoa faz um esforço e vai fazer uma caminhada de 45 minutos logo de manhã! Sabe bem o sol na cara, sabe bem a tranquilidade e sabe bem chegar a casa e ter estas flores à espera! Com amor...

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Uma semana depois...

Faz hoje uma semana que o Francisco nasceu e a minha vida mudou. É um misto de emoções o que se sente: é a felicidade que se mistura com as lágrimas, que caem quando menos se espera, o riso com as dúvidas (que surgem a todo o momento), a alegria com o cansaço de noites consecutivas mal dormidas. O tempo ganha outra dimensão! A vida também! Tudo é novidade e tudo é descoberta! Parece que de repente vivemos numa bolha suspensa em que nada mais importa. Tudo gira em torno do choro, da fome, do frio, das cólicas, do banho, da roupa do bebé. Esquecemo-nos de nós porque no dia em que somos mães o coração começa a bater fora do peito. 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Nasceu o Francisco

Nasceu o Francisco! Com 3100 kgs, lindo, e cheio de vida veio trazer uma enorme felicidade à vida dos pais. É um ciclo novo, com muito mais sentido, este que comecei a viver desde ontem. Ser mãe é ser realmente Especial! <3 <3 <3