quinta-feira, 18 de julho de 2013

Happy Birthday Madiba

Esta música foi cantada em homenagem a Nelson Mandela quando completou 90 anos. Hoje, Madiba celebra 95 e aqui fica a minha pequena homenagem ao maior símbolo vivo da Liberdade.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O trabalho no São Pedro

O cansaço e a dedicação ao Francisco depois de um dia de trabalho não me têm permitido vir até aqui como desejo, e às vezes com tanto para dizer! 
O último fim de semana de Junho foi mais que agitado. O Francisco fez a sua primeira grande viagem 
para conhecer a bisavó, para a qual se riu de imediato, e foi pela primeira vez que foi à festa de S. Pedro de Vir-a-Corça, onde os pais pelo terceiro e último ano, pertenceram à comissão de festas. Esta é uma festa de Verão na aldeia mais portuguesa de Portugal, que é sobretudo uma grande reunião de amigos. Todos se conhecem. Eu e as restantes festeiras lisboetas crescemos a passar férias juntas na terra em que as nossas mães foram criadas. Todas as famílias se conhecem; na aldeia muitas das portas ainda estão abertas e é frequente receber visitas sem pré aviso tanto para perguntar como estamos como para oferecer alfaces e tomates fresquinhos da horta. É esta partilha que torna o modus vivendi na aldeia especial. O padre Vitor, que está na paróquia há 50 anos diz frequentemente nas homilias que conhece bem os avós, casou os seus filhos, casou os netos e agora batiza os bisnetos! 
Mas voltando á festa, o meu fim de semana dividiu-se entre vender centenas de rifas na quermesse, servir iguarias típicas às mesas e a fazer trocos nas caixa. A equipa, constituída por mais de 20 pessoas deu o litro, de forma voluntária, para que a tradição não se perdesse, a aldeia se divertisse e o São Pedro ficasse contente. Penso que conseguimos!

Quando há duas semanas escrevi pela ultima vez neste blog nunca pensei que a palavra irrevogável ganhasse um novo significado e que o presidente da república fosse a favor de um governo de salvação. Continuo, como na altura, à espera das cenas dos próximos capítulos...

terça-feira, 2 de julho de 2013

A aguardar as cenas dos próximos capítulos...

Quando menos se espera o inesperado acontece. Gaspar sai quando nada o faria prever (uma vez que se manteve numa altura pior, por exemplo depois do chumbo do Tribunal Constitucional às suas medidas) e Portas sai 24 horas depois... Ambos se demitiram 13 dias antes da chegada da troika, muito oportuno portanto!
Na verdade, não votei nestes senhores (e orgulho-me disso) mas sou totalmente contra eleições antecipadas. Precisamos de tudo menos gastar mais uns bons milhões em campanhas eleitorais, de ver a bolsa entrar em colapso, de estar na iminência de não haver dinheiro para pagar a pensionitas e funcionários públicos no final deste mês caso a troika, que chega no próximo dia 15 de Julho, não aprove a 8ª avaliação. Sobretudo não precisamos de eleições antecipadas porque, infelizmente, não vejo alternativas capazes. E agora que estamos a um ano do programa acabar não dá jeito nenhum andar para trás, digo eu...
Aguardo as cenas dos próximos capítulos.