segunda-feira, 31 de março de 2014

Ainda não tinha tido dito...

que eu e o meu rapaz fomos ver a Beyoncé e adoramos! Eu mais que ele mas também menos surpreendida porque já a tinha visto no primeiro concerto em Portugal em 2007. É um fenómeno de beleza e talento que não deixa ninguém indiferente.


segunda-feira, 17 de março de 2014

100 homens, sem preconceitos. Um passo para a igualdade

"Cem homens, sem Preconceitos" é sem duvida uma das campanhas mais originais dos últimos tempos. Calçar homens com stilettos em nome dos direitos de igualdade das mulheres é qualquer coisa! A ideia é da revista Máxima, ou pelo que me contou a Sofia Lucas, diretora, nasceu de uma conversa num almoço casual com a Isabel Stilwell. Quando decidiram avançar não fizeram a coisa por menos e pediram ao Luis Onofre que criasse um stiletto a pensar no homem! Ao inicio a ideia parecia estapafúrdia mas a verdade é que avançou. E o resultado é o
Máximo! Os primeiros homens deixaram se fotografar sem medo de preconceitos podem vê los na edição de Março. Mas até ao final do ano, serão 100 os corajosos que usaram stilettos! O culminar da campanha dá se no final de Outubro com uma exposição das fotografias, um livro com os 100 depoimentos e um leilão de sapatos tudo a reverter para a Laço! 

Mas vamos ao essencial porque é que as  mulheres, em pleno séc. XXI, precisam de direitos iguais? Porque:
- o vencimento bruto das mulheres ainda está 16% abaixo do dos homens. 
- 33 mulheres foram assassinadas pelos "companheiros" em 2013
- empresas portuguesas cotadas na bolsa só têm 6% de mulheres em lugares de topo
- são as responsáveis por mais de metade das tarefas parentais e por 80% das tarefas domésticas 

domingo, 9 de março de 2014

Happy and sunny Saturday!

Há coisa melhor que um dia de sol de Inverno?! Há! Saber aproveitá lo com os dois homens da minha vida na praia! 

O embrulho de uma gala brilhante

Esta semana foi trabalhosa, com um programa em vésperas de carnaval e outra no dia de aniversário da RTP. Pensar nos convidados adequados, falar com eles, saber curiosidades, pensar como é que a emissão, durante a parte da manhã, podia ter o maior interesse possível para Portugal e para o mundo é qualquer coisa... Porque isto de escolher pessoas e conteúdos e histórias é de uma responsabilidade e pêras... 
A única coisa que me custou neste dia de foi o "embrulho". Passo a explicar. Há mais de uma semana que tinha tido conhecimento do alinhamento de luxo que a gala tinha à noite . Sabia que iam cantar a Gisela João, o Paulo de Carvalho, os Amor Electro, Camané, Rui Pragal da Cunha, José Cid, etc... Sabia que ia haver sketches de humor com o Nelo e a  Dália e depois os prémios Lumen que iam premiar a fiçao da estação. Eu sabia isto mas o espectador não!!! E essa foi a grande falha porque é para ele que, afinal de contas, trabalhamos! A promoção feita à Gala cingia se com o simples anúncio "Prêmios Lumen dia 7 de Março"! Andava meio mundo a perguntar de que se tratava, uma vez que era a primeira vez que eram entregues. A promoção que passava nunca o foi na realidade. Se aquela gala fosse Num dos canais da concorrência certamente que há um mês que estaríamos a ouvir "não perca a grande gala de dia... com... e apareceriam os nomes dos músicos dos atores, e todos iam querer ver! O embrulho é um problema da RTP, que tem programas de excelente qualidade mas depois não os "vende" apelativamene ao publico. Neste caso, é ao contrário - não basta sê-lo, há que parecê-lo". Estive na gala e senti um enorme orgulho da casa onde trabalho. Acordo todos os dias a sentir me uma privilegiada por fazer aquilo que gosto onde gosto mas muitas vezes com o sentimento inconformista de que por vezes bastava muito pouco para se fazer muito melhor porque o essencial - a qualidade - está lá! 

segunda-feira, 3 de março de 2014

A minha noite mais longa

Para mim a noite mais longa do ano não é no Natal, mas sim na entrega dos Óscares. Todos os anos há uma luta contra o sono. Ontem não foi diferente. E mais uma vez valeu a pena. Valeu a pena ver Helen Degeneres a abrir a cerimónia, assistir em direto ao discurso maravilhoso de Jared Leto, ver na passadeira vermelha um nomeado somali que ainda no ano passado era motorista de limousines, e este ano chegou à cerimónia numa. O que quer dizer que o talento está onde menos se espera e, na maior parte das vezes, só precisa mesmo de uma oportunidade! Vale a pena ver o casal Brangelina sorridente e unido, assistir a uma Meryl Streep nomeada pela 18a vez. 
Vale a pena ver os Óscares porque o cinema tem magia, a magia de tornar os nossos dias mais felizes e de nos fazer acreditar que tudo é possível. Há muitos sonhos que se tornam realidade. Aquela sala no Kodak Theatre é a prova disso. O que nos dá alento.