sábado, 1 de dezembro de 2012

A Dress for Sucess, as Fernandas e a ajuda gratuita às mulheres que mais precisam

Este é um daqueles projetos que faz toda a diferença e que dificilmente me lembraria que podia ser uma ONG. 
Um dia quando assistia a um programa de Oprah, Fernanda teve conhecimento da Dress For Success e decidiu candidatar-se a trazer o projeto para Lisboa. Esta é uma organização sem fins lucrativos criada em Nova Iorque em 1997, com o objetivo de ajudar mulheres com baixos rendimentos a entrarem no mercado de trabalho ao facultar-lhes roupa e aconselhamento visual; e foi precisamente de Nova Iorque que Fernanda Machado recebeu um telefonema a dizer que havia uma outra Fernanda em Lisboa na corrida mas que provavelmente não podia avançar com a candidatura e por isso promoveu um encontro entre as duas. “Nem imagina o meu espanto quando estou no café e vejo chegar a Fernanda Freitas, a da televisão! E foi assim que eu segui com o projeto e o trouxe para Portugal e a Fernanda Freitas ficou a madrinha porque tinha à porta o ano europeu do voluntariado mas claro que tem sido uma ótima ajuda.”
Desde Janeiro que Fernanda Machado, 37 anos, presidente da Dress For Success – Vestidas para Vencer, em Portugal, faz mais do que ajudar a encontrar a roupa certa para uma entrevista de emprego. "O meu objetivo não é mudar visuais mas vidas", e desde Janeiro já mudou a de 263 mulheres.
À junta de freguesia de São José (que acolheu o projeto) chegam mulheres desempregadas, à procura da imagem adequada a uma entrevista de trabalho já marcada. “Ajudamos a preparar o momento da entrevista de emprego - fornecendo o guarda-roupa e as ferramentas necessárias para moldar a autoconfiança - apostando no desenvolvimento profissional e promovendo a manutenção do posto de trabalho.”
Caso se consiga, na entrevista, o emprego a Dress for Sucess cede cinco ou seis conjuntos de roupa fáceis de conjugar, até a candidata receber o primeiro ordenado. Não é por acaso que esta ONG existe em 75 países e já ajudou 550 mil mulheres em todo o mundo!

Para quem precisar, quiser passar a palavra ou doar roupa (desde que esteja 100% impecável) é só ir até aqui ou acoli!

Sem comentários: