domingo, 27 de janeiro de 2013

A primeira sessão do curso pré parto

Chegamos atrasados ao curso pré parto. Já todos os casais estavam sentados quando entramos porta a dentro afogueados! "Custou-nos a encontrar a rua" dissemos, e foi bem verdade! Como prémio de termos sido os últimos a chegar coube-nos a nós começar as apresentações. A enfermeira responsável pelo curso esclareceu que na apresentação, além da idade e do sexo do bébé, devíamos falar das nossas expetativas ee de como tem corrido a gravidez, expor os receios e partilhar as alegrias, e de forma sucinta foi isso que aconteceu. Um a um, grávida e acompanhante, foram dizendo de sua justiça. Alguns pais mais engraçados fizeram questão de contar as peripécias das respetivas nas idas ao frigorifico a meia da noite e outros mais envergonhados limitavam-se a dizer que viviam a ansiedade a meias. De todas as mães houve duas que me levaram a pensar que vidas teriam, a questionar como seria o seu dia a dia... Uma porque não estava com o companheiro, nunca se referiu e logo no inicio da gravidez foi-lhe diagnosticada diabetes gestacional e a outra porque, apesar de tímida, começou por dizer orgulhosamente que só tinha aumentado 2kgs durante toda a gravidez. What?!! Pensei eu. "Peso 54kgs e tenho-me sentido bem!" Whatttt???? De repente foi como se um alerta vermelho soasse na sala, os olhos da enfermeira abriram-se, entre o espanto e a preocupação, mas sempre amável perguntou "mas não tem fome? Sabe que tem que alimentar o bébé, certo? "Sim sei mas como de tudo, tenho é enjoado um pouco." Não estava com o companheiro que se encontra no estrangeiro, mas sim com a mãe e esta quando lhe foi dada a palavra não se fez rogada a dizer de sua justiça: "Claro que a minha filha nem come tudo nem come bem, e tem sido um castigo dar-lhe uma alimentação decente, diz sempre que não são as escolhas dela, são do bébé e já não sei o que fazer." Pronto, sem ter grande noção de medicina cheira-me que está ali uma mãe com distúrbios alimentares.
De resto, e apesar desta primeira sessão ter sido de apresentação parece-me haver casais com muito sentido de humor e realmente a partilha de experiências é gratificante. Durante as próximas semanas às 3as vou ter aulas práticas (com exercícios de ginástica e respiração) e às 5as aulas teóricas. Venham elas porque a contagem decrescente já começou! :)))

Sem comentários: