domingo, 27 de outubro de 2013

Ir

Duas das minhas melhores amigas estão de partida para terras africanas. Uma vai viver para Angola. Outra passar um tempo a Moçambique. Dois países muito apetecíveis de momento... o primeiro corta a parceria estratégica com Portugal e o outro cessa um acordo de paz! Passei a semana a pensar nisto e a pensar nelas. Sexta feira fomos jantar. Fomos, como se fosse mais um jantar banal para pôr a conversa em dia, sem sabermos quando estaremos juntas outra vez. 
Uma delas vai para Luanda com os dois filhos ter com o marido que foi para lá trabalhar há um ano.  Ficou desempregado de um cargo ótimo e passados alguns meses a porta abriu-se... lá. Não é que a ideia de ir lhe agrade, não agrada de todo, mas agrada-lhe menos deixar de ter um casamento. "Custa-me ir mas não casei para cada um viver num continente diferente e para os miúdos crescerem sem pai." Está dito. Contra factos não há argumentos!
A que vai para Moçambique vai apenas para passar algum tempo da gravidez com o namorado. Não está a pensar mudar-se mas é lá que vive atualmente a sua cara metade. 
Jantamos tranquilamente no Cais do Sodré, um jantar que passou a correr. Conversamos, relembramos outros tempos, rimos mas não choramos. Meio em surdina apenas disse a S. "vais-me fazer falta", e os nossos olhos encheram-se de lágrimas, mas não caíram. Quando nos despedimos foi praticamente com um até já. A vida é assim... feitas de encontros, despedidas e de muitos até já!
Custa-me esta realidade em que vivemos... que obriga tanta gente a tentar realizar sonhos longe daqui.

Sem comentários: