quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A porta do estúdio abre-se devagar e entra a Z. acompanhada, chega-se ao pé de mim e segreda-me - este é o doutor A. Levanto-me.
- Muito obrigada por ter vindo, é um grande prazer tê-lo cá, ainda mais quando sei que não é um grande adepto de vir à televisão, digo.
- O prazer é todo meu, diz sorridente. 
Tem uma cara afável, um sorriso genuíno e uma postura descontraída. Diferente da imagem que imaginara quando falamos ao telefone. Entretanto a Marta, convidada principal, explicava serenamente lá para casa como tinha superado o cancro da mama, a importância que teve conhecer bem o próprio corpo, o quão crucial foi fazer uma reconstrução mamária depois da inevitável mastectomia, e o quão crucial foi esta ter sido perfeita. Imaginava para com os meus botões como seria ficar sem um peito. E perguntei a A. que é médico há 38 anos, e já fez reconstruções mamárias a 12 mil mulheres.
- Deve ser maravilhoso ser o responsável pela recuperação da auto-estima de tantas mulheres...
- É realmente! Tanto para mim como para qualquer médico que o seja por vocação.
Lembro-me  então das palavras de Marta que me disse dias antes que A. trata cada paciente com se fosse a própria mulher, tal é a sensibilidade e o profissionalismo. Imaginei, por momentos, um mundo onde só existissem bons profissionais. A diferença que seria!
Enquanto não o chamam para a sua intervenção, A. fala sem pretensões,  bate palmas às atuações musicais e mostra-se contente por estar ali. Sinto-me feliz e aliviada por sentir que não lhe estou "a roubar tempo" especialmente precioso, no seu caso. Confidencia-me que uma das poucas aparições "públicas" que fez foi por causa do seu clube do coração - o Benfica - no qual tem um cargo. Escusado será dizer que a partir desse momento a simpatia que já era grande, passou a enorme. Quando chegou o momento de ir para a frente das câmaras, esclareceu, informou e realçou a importância da detecção precoce, e que esta faz toda a diferença. 
Está a chegar ao fim o mês rosa, dedicado à luta contra o cancro da mama. Se quiser fazer um gesto simples pela causa, pode sempre ir até www.facebook.com/laco.portugal e clicar em gosto pois um dos objetivos da Laço é divulgar informação e para isso pretende chegar aos 50 000 amigos até ao próximo dia 30 de Outubro.

Sem comentários: