segunda-feira, 30 de abril de 2012

Histórias (de chocolate) premiadas além fronteiras

Há cerca de 25 anos, Carlos quis fazer a receita de um bolo de chocolate que tinha provado no  Fauchon, um restaurante em Paris. Sabia que levava merengue, mousse e uma cobertura, mas o que saiu foi uma cópia falhada (e ainda bem)! Quando mais tarde se torna proprietário da loja Cozinhomania, uma loja precursora de cursos de cozinha em Lisboa desde 1997, o nome que lhe daria fama começou por brincadeira. Quando os clientes perguntavam se o bolo era bom, Carlos Braz Lopes respondia: “bom não! É o melhor bolo de chocolate do mundo”. E quando não estava, os empregados diziam o mesmo.
Às páginas tantas, Carlos começa a ter na loja uma afluência de brasileiros fora do comum. “Campo de Ourique não é um local propriamente turístico para de repente a loja ser “invadida” semanalmente por brasileiros." Certo dia disse aos empregados para perguntarem a um destes turistas porque é que iam à loja; e foi assim que soube que uma jornalista da conceituada revista Veja tinha elegido a loja como um dos 10 locais obrigatórios visitar em Lisboa! Estava explicado.

O êxito era indiscutível e em 2002 abriu a primeira loja do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, em Campo de Ourique. Muitos hoje perguntam-lhe como é que conseguiu um sucesso tal. Alunos de marketing vêm ter consigo com frequência mas Carlos é peremptório “eu digo-lhes que não tive teoria nenhuma, nem estratégia, nem acordei um dia a dizer que queria mudar de vida, como hoje toda a gente quer. Aconteceu. O mais engraçado é que há 25 anos quando comecei a fazer o bolo no mercado de Santa Clara bati à porta de muitos restaurantes em Campo de Ourique para me comprarem. Ninguém queria, diziam que já tinham bolo. Sabe que mais? Fecharam-se as portas dos restaurantes de Campo de Ourique abriram-se as do mundo!” LOL. Por isso, o bolo nascido de uma receita falhada existe há 25 anos, e tem o título de melhor do Mundo há cerca 12!
Atualmente é proprietário da loja "Melhor bolo de chocolate do Mundo", e tem lojas em Portugal (Lisboa e Porto), Espanha (Madrid e Sevilha), Brasil (três lojas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e outra em São Salvador da Baía), Austrália (Sidney) e Estados Unidos (Washignton). Para onde vai a seguir? “Para onde o toque do telefone me levar. Desde os tempos em que me bateram com a porta na cara a vender o bolo eu disse para mim mesmo que nunca mais ia bater a nenhuma porta, por isso deixo que as coisas aconteçam.” E em breve vão continuar a acontecer em Moscovo, São Petersburgo, Londres, Polónia e Teerão!!


Na Invicta, Celestino Fonseca era designer gráfico e rapidamente percebeu que o design era um serviço que as pessoas tinham dificuldade em pagar o preço justo. Até que numa das viagens de trabalho que fez, parou casualmente em Leiria e entrou numa chocolataria, “o chocolate que ali havia era especial e muito bom mas a comunicação com o cliente deixava muito a desejar! Sabe bem que uma imagem má mesmo que o produto seja bom, pode aniquilá-lo.” Foi então que decidiu comprar-lhe o produto e trabalhar a imagem.
O negócio começou por ser on-line e muito rentável. Até que Celestino pensou que tinha que dar um passo maior. “Não tinha dinheiro mas apresentei o projeto a quem tinha viabilidade financeira e procurei mestres chocolateiros. Decidi abrir uma chocolataria com a preciosa ajuda da minha mulher.”




Mas não uma chocolataria qualquer. Nasceu, em 2009, a Chocolataria Equador, no Porto, com chocolate 100% artesanal e a aposta numa imagem cuidada, com apelo retro, centrado nos anos 30 e 40. Uma viagem a um mundo e a um imaginário quase extintos, mas com um toque de modernidade. “A Chocolataria Equador não vende apenas chocolates, vende experiências e sobretudo histórias”. Isto porque Celestino tratou de associar os produtos a uma história, com objetos, cenários e personagens, tais como a Joaninha, a Maria e o António. Três amigos que ao longo do ano, em épocas especificas, se encontram. Os chocolates arrumam-se por temas e contam uma história. 

A chocolataria é um espaço que procura ser “um ponto de encontro entre os chocolates e a arte com uma atmosfera única.” E foi provavelmente esta atmosfera e o sabor dos deliciosos chocolates que fizeram com que a revista Wallpaper elege-se a chocolataria como uma das “Top 20 Reasons to Visit Portugal”! Na edição de Novembro passado, pode ler-se que este  destino delicioso na Cidade Invicta, “é uma boutique que, em termos decorativos faz lembrar os antigos armazéns portugueses em África e que tem todo o tipo de delícias.”
Pergunto a Celestino, o inevitável. Como se sentiu com esta eleição? “A primeira sensação foi de espanto e depois claro que fiquei super orgulhoso; mas tenho que ser sincero e dizer que houve muita sorte nisto porque Portugal tem milhares de coisas que podiam ter sido faladas."
Comecei a 2ª feira com estes senhores, com quem é também uma delícia conversar! Acham que havia maneira mais doce de começar a semana?!!!!

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