domingo, 29 de abril de 2012

La Serena

Em Janeiro de 2010 estávamos sentadas num café lisboeta quando me diz "estou a pensar ir embora, sair daqui. Estou a pensar ir viver para a Austrália. O que achas?" Bebi mais um gole de chá e respondi-lhe "sabes que sou uma apologista do verbo ir e ainda mais do arriscar. Se é isso que queres, sabes que me vais fazer falta, mas penso que deves ir." E foi, foi em Setembro desse mesmo ano viver para Sidney. Não, não estava desempregada. Não, não sofria de nenhuma espécie de dificuldade financeira. Foi porque sentia necessidade de aventura e com o pretexto de melhorar o inglês e tirar um mestrado na área em que já era profissional. 
Entre aulas de surf em Bondi beach, viagens pela Austrália, várias mudanças de casa e muitas festas com amigos de várias nacionalidades penso que o inglês melhorou mais fora do que dentro das aulas. Por isso, só depois de um ano e meio disfarçadamente sabático, entrou no inicio deste ano para um mestrado em Adelaide. Mas não estava a morrer de amores pelo mestrado mas sim pelo Pablo, um argentino com quem começara a namorar há uns meses e que entretanto teve que ir trabalhar para o Chile. A viver a milhares de kms de distância, a saudade apertava cada vez mais. Ou ele vinha ou ela ia. Foi ela, desistiu do mestrado, o que até foi um gosto, e poucos dias depois aterrou em La Serena, no Chile onde vive agora!, há cerca de umas semanas.
La Serena
Se vai dar certo?! Não sei e ela também não! Mas uma coisa tenho a certeza: nunca olhará para trás a pensar se devia ou não ter tentado. Não viverá de ses, se tivesse ido, se tivesse feito, se tivesse arriscado... É verdadeiramente corajoso sair da zona de conforto e a minha querida amiga C. sai sem o menor problema.

1 comentário:

Carolina disse...

Sem dúvida! O Universo tem destas coias! e ainda bem :)