quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viva a Liberdade! 25 de Abril Sempre!

Comecei a manhã facebookiana a ler um post ignorante de um conhecido da minha idade (ainda por cima) a dar vivas a Salazar e a dizer que hoje se comemorava um dia triste, que tinha estragado a pátria. Respondi a este grande fofinho que nem sabia a grande sorte que tinha em poder exprimir-se. Porque no tempo do outro senhor, era coisinha que lhe sairia cara! Mas pronto... não sei se percebeu.
Independentemente da ideologia política, e eu respeito todas, custa-me assistir a pessoas que não respeitam o 25 de Abril. Revolução que resultou de uma geração que lutou para fazer a diferença. Eu nasci três anos e pouco depois, já com direitos adquiridos. Não sei o que é lutar para dizer o que penso, lutar para ter liberdade, lutar para ter acesso ao mundo. E agradeço por isso.
Viviam-se tempos obscuros e muito pobres, de espirito e não só, antes de 74.  Por isso, custa-me ver gente que nunca se viu privada de nada, dar vivas a Salazar! Pois bem, para todos esses cheios de saudosismo e que consideram as ditaduras algo bom, tenho uma boa noticia a dar: elas não acabaram! Ainda existem! Por isso, podem sempre emigrar para a Coreia do Norte, Cuba ou Irão! Lá vivem-se ditaduras bem jeitosas e podem ir provar-lhes o gosto! Se gostarem, depois sim, venham cá dizer umas coisas.
Quanto a mim, tenho pena de não ter  a minha companhia prefererida (o meu pai) para ir descer a Avª da Liberdade, como fizemos tantos anos juntos. Um homem único que me soube passar a importância e o valor da Liberdade!

Sem comentários: