quarta-feira, 22 de junho de 2011

O que é nacional não é bom, é excelente...

Gosto de produtos portugueses, gosto da excelência de quem, contra ventos e marés, preserva as origens.  
A Conserveira de Lisboa, os Sabores de Santa Clara em Portalegre, e a Ach Brito no Porto, são exemplos de que o que é nacional não é apenas bom, é excelente! Por isso convidei-os para um programa de televisão que foi bem sopimpa.

"A Conserveira de Lisboa existe desde 1930,  e é a essência do comércio tradicional; é lutar por permanecer na mesma família; é o esforço de manter nos 27 países da UE o registo das suas três marcas – Tricana, a Prata do Mar e a Minor – com os respectivos Copyrights; é manter a traça original da loja; é, em suma, ser uma verdadeira loja tradicional".
Fica na rua dos Bacalhoeiros e merece uma visita.
 

Os luxuosos sabonetes da Ach Brito são feitos com óleo natural de coco e de karité, sem ingredientes de origem animal, 100% biodegradáveis e nunca são testados em animais. A marca existe desde o séc. XIX e foi sempre inovando na arte de bem fazer. Recentemente lançou  novas linhas de produtos da Claus Porto apresentados na feira parisiense Maison et Objects e também em Nova Iorque. Hoje em dia, exporta 50%, do que produz para 40 países, principalmente para a Europa e EUA, ainda para mais quando a própria Oprah Winfrey fez questão de dizer que era fã incondicional da marca, e incluiu os sabonetes da marca na sua lista de produtos favoritos, aí foi a loucura generalizada nas terras do Tio Sam. E a verdade é que são mesmo MARAVILHOSOS!



Por fim, o rebuçado de ovo de Portalegre é um doce nascido nos conventos desta região há vários séculos, cuja receita foi transmitida de geração em geração e o seu segredo preservado entre as doceiras até aos nossos dias.
Daniel Roldão, engenheiro zooténico, viu neste doce praticamente desaparecido uma oportunidade de negócio e criou a marca “Sabores de Santa Clara”. Depois do sucesso dos rebuçados de ovo
 lançou-se na recuperação de outros produtos da nossa memória - os  tradicionais xaropes de Groselha e Capilé. Sem corantes artificiais, conservantes, nem qualquer tipo de aditivos químicos, estes xaropes podem orgulhar-se de ser os únicos no mercado nacional inteiramente elaborados a partir de ingredientes naturais.



Três bom exemplos que mostram que vale acreditar no que é nosso! E esta hein?!

2 comentários:

Verita disse...

Concordo plenamente!
E adoro este género de produtos, com história, tradição e muita qualidade!
Uma amiga minha ofereceu no baptizado da filha, esses rebuçadinhos maravilhosos!

Deixo aqui outro produto de destaque: manteiga Marinhas, que já apareceu numa lista das 10 melhores do mundo!

Felina na Cidade disse...

Olá Vera,

Fico contente por ter gostado do post, e obrigada por me dar a conhecer a manteiga de Marinhas que desconhecia. É sempre bom descobrir estas maravilhas...