domingo, 25 de novembro de 2012

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher


Hoje assinala-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, e sempre que a data se aproxima tento chamar a atenção ao tentar que uma ex vítima de violência doméstica venha dar a cara à televisão. Nunca é uma tarefa fácil, há sempre a vergonha, o medo de retaliações, os filhos na escola que podem ser olhados de outra forma, enfim... as razões são mais que muitas. Mas com a devida antecedência torna-se possível. Este ano conheci a Diana, com 37 anos, que passou poucas e boas nas mãos do ex-companheiro. Depois de estar numa casa abrigo da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) com os filhos conseguiu reconstruir vida. Hoje tem um novo companheiro e é feliz. E a mensagem que eu pretendia passar era precisamente essa, que é difícil, mas é possível sair de uma situação em que a força de um homem prevalece sobre a vontade de uma mulher. Existe, para quem tem coragem de dizer basta, uma luz ao fundo do túnel porque felizmente há instituições com resposta. 
As histórias apesar de diferentes, têm sempre traços comuns, além da violência física existe sempre uma brutal violência psicológica; proíbe-se e consegue-se aos poucos o afastamento de amigos e familiares para que a vitima se sinta cada vez mais isolada e vai-se destruindo a auto estima. Tirando os casos de homicídio os agressores, quase nunca são presos, apanham pena suspensa, pagam uma coima e continuam as suas vidas como se nada fosse. A sensação de impunidade sentida por estas mulheres é enorme, ainda para mais quando são elas as agredidas e as "obrigadas" a mudar de vida e a começar do zero, muitas vezes longe de casa.
Este ano, segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR, foram assassinadas 37 mulheres! Mais 11 que o ano passado! É arrepiante como podem ler aqui e dá que pensar. Tal como é assustadora a suspeita de que, devido à crise, muitas mulheres com  dificuldades económicas prefiram o silêncio. Por tudo isto, ajude a dar um murro da mesa.

Sem comentários: