quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Portuguese shoes, of course!

Se há coisa que gosto é de, principalmente em tempos de crise, dar a conhecer pessoas que resistem, não baixam os braços, e levam Portugal além fronteiras pelas melhores razões. E como sou uma felizarda, o meu trabalho permite-me isso.
Numa altura em que se frisa que Portugal produz pouco, há indústrias em que esse pouco é do melhor que se faz no mundo. Que indústria é essa? A do calçado! A par dos italianos que gozam de um melhor marketing e de mais tempo no mercado, a nossa mão de obra e saber não ficam atrás. Há muito que a campanha portuguese shoes tem dado frutos. Segundo a APPICAPS "estima-se que 90% da produção de calçado português seja exportada, o que equivale a 1300 milhões de euros mensais. O calçado português chega a 132 países distintos, nos cinco continentes."
Por isso, comecei a semana a fazer um programa em que convidei quatro nomes que dão cartas no mercado. Foram estes mas poderiam ser outros, porque qualidade nesta área não falta. Convidei o José Correia da Helsar e o Carlos Santos para mostrar que há marcas que têm experiências há décadas e que cada vez mais estão internacionalizadas. Para quem não sabe, a Helsar calçou a irmã e a mãe de Kate Midletton no casamento real; e tanto Jessica Alba como Beyoncé usam sapatos desta marca portuguesa. Por outro lado, Carlos Santos já produziu para a Lanvin e continua a fazê-lo para grandes marcas inglesas e alemãs, sendo a grande aposta agora a marca própria.
Depois pensei que era bom mostrar dois casos recentes de sucesso, casos de quem se aventurou nestes tempos difíceis e foi ai que surgiu a Raquel e o Hugo da Rutz, que apostaram em calçado feito 100% em cortiça com alusão ao artesanato português; e as botas Buenos Aires, uma ideia de quatro amigos, na casa dos 30, que pegaram na ideia nas botas alentejanas, tornaram-nas mais confortáveis, e juntaram ao design as mantas de Monsaraz. 
São casos de excelência que mostram o melhor de Portugal, mas há muitos mais que contornam estes tempos de adversidades.
Helsar




Rutz



Carlos Santos




Buenos Aires


Sem comentários: