domingo, 22 de agosto de 2010

Carolina e as missões em África

A minha amiga Carolina costuma dizer-me "é pá tu não és de desistir, quando acreditas em algo, tens coragem!" E eu hoje dei por mim a pensar, coragem? Coragem tem a Carolina que pega na mala e lá vai ela para um qualquer país africano em mais uma missão. Sem amigos, sem família, apenas com o saber que tem para dar na bagagem!
Conheci a Carol há uns bons anos atrás num curso de formação pouco depois da faculdade, andava também ela em andanças jornalísticas, até que chegou à conclusão que esta não era a área dela. Como vinha de Línguas e Literaturas Modernas, e fala perfeitamente uma série de línguas, decidiu inscrever-se numa ONG inglesa. Foi a Londres, fez testes e entrevistas de vária ordem, e admitiram-na para fazer missões em África. Sem hesitar, lá foi ela para Cabo Verde onde deu aulas, depois para os Camarões onde no meio do mato ensinava mulheres e as informava sobre o HIV, por exemplo. Nessa altura contou-me que só uma vez por semana, ia a uma "espécie" de vila comprar coisas que precisava. Vivia em condições básicas no meio de desconhecidos, mas diz que adorava, principalmente o silêncio à noite. Hoje está em Moçambique, onde vive há dois anos. Se pensam que ganha balúrdios, enganam-se. Praticamente nada, além das despesas de alojamento e alimentação!
Esteve em Portugal o mês passado, mas como é uma mulher do norte (mas benquista como eu!!!), esteve com a família no Porto e não conseguiu vir a Lisboa, e eu na azáfama que ando não consegui estar ou falar demoradamente com ela. Hoje dedico-lhe este texto porque é alguém de quem me orgulho muito de ser amiga. 
Parabéns, porque ela sim é uma mulher de coragem, uma mulher do mundo, que hoje em terras africanas faz 33 anos!

1 comentário:

Anónimo disse...

querida fafi! mt obrigada pelo lindo presente...amei!!! eh uma honra ser tua amiga. vales ouro, cachopa! um xi-coracao