sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O caminho português de Santiago

Sabia pouco, muito pouco sobre o Caminho Português de Santiago de Compostela. Aliás pensava que existia apenas um caminho quando afinal existem vários, o português, o espahol e o francês, e com várias rotas!! Como no Portugal No Coração só cabem histórias com final feliz ou simplesmente inspiradoras, ontem os "meus" convidados foram isso, muito inspiradores. Veio o sr. António Herculano, alguém que numa numa época em que os vizinhos mal se conhecem, tem a generosidade de entregar a chave de sua casa a um peregrino que precise e que nunca viu. Tem uma história de vida e um manancial de relatos ligados a peregrinos de todo o mundo dignos de registo. Relatos vivos e documentados. E tal é a sua dimensão que é já referenciado em Guias Turísticos Mundiais do caminho de Santiago e uma das figuras mais conhecidas por quem peregrina a Compostela ou o deseja fazer. É uma figura, uma boa figura o sr. António, que tem amigos nos quatro cantos do Mundo!


Veio também o Miguel, um jovem de 33 anos que fez o Caminho no ano passado com um amigo e que me diz que "este é um caminho diferente, que pouco ou nada tem a ver com Fátima, este não é um caminho religioso mas sim um caminho de introspecção que nos leva a reencontrar connosco próprios"... Fez o caminho porque sim, não estava com nenhum problema na vida, nem a passar uma fase difícil, "aliás era feliz e quis apenas perceber se a minha felicidade o era na realidade, ou seja, que não tinha nada de oca". Chegou ao fim de uma viagem que passa por aldeias e caminhos verdejantes e percebeu que a felicidade que vivia era sim real.
Depois veio a Beatriz, uma alemã de sensivelmente 70 anos, que vive em Portugal há mais de 40 anos porque o pai tinha hotéis cá. Vive perto de Gaia numa quinta maravilhosa e já fez o Caminho de Santiago mais de 30 vezes. Começou em 1999 e desde ai, é vê-la ir a pé cerca de três vezes por ano. "Conhecem-se pessoas magnificas, de todas as culturas, de todas as classes sociais e de grande bondade. Vale bem a pena, tem que experimentar", diz-me a modos que a aguçar-me o apetite.
E veio também o galo de Barcelos, porque afinal um dos símbolos da portugalidade, que se vende em tudo o que é quiosque a turistas, tem a ver com a lenda de um peregrino... galego. No fim de tudo isto,  fiquei com muita curiosidade em descobrir este Caminho pelos meus pés... provavelmente não será para breve, mas um dia tem grandes probabilidades de  acontecer.

Sem comentários: