domingo, 29 de maio de 2011

Que desilusão...

Minhas queridas e meus queridos esqueçam o que disse sobre o filme do Malick, A Árvore da Vida! É angustiante, realmente angustiante e desesperadamente longoooo.  O senhor lembrou-se de pôr no meio do enredo imagens sobre a criação do mundo ou da antevisão do fim dele, nem se percebe bem, e o resultado é uma grande seca! É que Terrence Malick é licenciado em Filosofia e um interessado sobre as origens do mundo e sem dúvida uma pessoa com muitas dúvidas existenciais. Muito bem, até aqui tudo muito bem aliás! Mas então fazia um documentário e não "enganava" a malta (sim, porque muita gente irá mesmo ao engano).
Malick cria um enredo interessante, convida os senhores Brad Pitt e Sean Penn e depois, na maior parte do tempo, toca a encher com paisagens do mundo em que até entram dinossauros, e o pessoal que pape a estucha, porque vai a pensar numa história dramática mas fluida, e às tantas o drama é o tempo que não passa! Sinceramente não gostei, defraudou as minhas expectativas, desesperei e contorci-me inquieta e já sem posição inúmeras vezes. A ajudar à festa não sei se foi do calor ou do desespero, a verdade é que ainda tive direito a uma ligeira quebra de tensão, para ser tudo em bom!
Só sei que há há muito tempo que não me lembrava de ficar tão feliz ao ver aparecerem as letras da ficha técnica no final. E agora percebi porque é que a escolha em Cannes não foi  consensual.

Sem comentários: