quinta-feira, 26 de maio de 2011

As coisas simples são leves, e isso agrada-me

Se há coisa que me faz ir ao ginásio, além que querer ter um ventre lisinho e lindinho, é o ambiente que se vive nas aulas que faço. Há para todos os gostos e idades, mas o que é engraçado é que por fazermos as mesmas aulas, cria-se logo uma empatia. Gosto dos sorrisos e dos cumprimentos simpáticos, mesmo quando as caras já nos são familiares e não sabemos os nomes. Conversa com um colega de 40 e muitos:
- Olá, então cá estamos para mais uma aula! Queixamo-nos, queixamo-nos, mas vimos sempre (isto em relação ás aulas de autêntico pilates que não são pera doce)
- É verdade! Por não serem fáceis, existe o desafio e também o desejo de fazer cada vez melhor, digo eu.
- E a verdade é que nos faz sentir muito bem.
- Ui, se faz! Apesar de cansada, gosto sempre.
Quando a aula acaba, acompanha-me uma colega que simpaticamente me fala sempre com um sorriso rasgado, apesar de nunca termos tido sequer uma conversa, mas a verdade é que 2as e 5as feiras partilhamos na mesma sala uma hora das nossas vidas.
- Como é que se chama?
- Fátima.
- Eu sou a Manela.
- Estas aulas de pilates têm me ajudado muito na postura, e gosto do ambiente. Isto não se explica, há professores e aulas de que gostamos, habituamo-nos, e é um gosto ver as caras do costume.
- É verdade, eu também penso assim. A empatia não se explica, de todos os professores só venho às aulas de pilates e localizada, o resto faço treino cardiovascular. E é por isso mesmo, porque são professores que cativam.
- É isso! Por isso não me importo de deixar a minha filha em casa com o meu marido e ter este tempo só para mim. Não é ser egoísta, ter um tempo para cuidar só de nós, não é?!
- Não é mesmo! (não me contive e soltei uma gargalhada)  Estou desconfiada que nos torna melhores pessoas, e tudo!
Falamos mais um pouco sobre o custo que tem o ginásio e a necessidade de o aproveitar o melhor possível. Não sei nada da Manela, nem do outro colega que falou comigo, sei apenas que são caras que me sorriem sempre que os vejo, genuinamente, sem interesse, sem desconfiança, sem nada. Sorriem porque sim, e claro porque são bem educados. E é leve esta  simplicidade. Tão leve quanto agradável.

Sem comentários: