terça-feira, 31 de maio de 2011

O imbróglio camoniano

Estou aqui com um imbróglio para resolver, que é obra! Um amigo do Manel, que eu não  tenho ainda o prazer de conhecer, vai casar no próximo 10 de Junho, e  como é dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, parece que os noivos não querem fazer a coisa por menos e querem um casamento com trajes camonianos! Portanto tem que ir tudo vestidinho tal e qual como na época do poeta. Pensei de imediato onde se iriam arranjar todos vestidos de época, mas o noivo pensou em tudo, e falou com uma companhia de teatro da zona que os vais alugar por uma quantia simbólica. 
E adivinhem onde vai ser o casamento? Em Constância, pois está claro, também conhecida por vila poema por ser uma terra que acolheu inúmeros poetas, entre os quais Luís de Camões. Qual é o busilis da questão? É que antes da data do casamento torna-se difícil a ida Constância, aliás nem o Manel faz questão de lá ir. Então pergunto:
- como é que estás a pensar fazer isto? Não se experimenta a vestimenta antes?
- amor, achas que é preciso? Eles diz que há lá tantos vestidos que algum te há-de ficar bem de certeza.
- desculpa?
- sim, não te preocupes!
- Manel, ninguém vai a um casamento sem ter escolhido o que vai vestir antes.
- sim, sim, mas aqui é diferente.
- Pois é mesmo! A responsabilidade é diferente, porque parece que não está nas minhas mãos escolher, e acredita que me está a apetecer tudo, menos passar por uma figura ridícula!
- pronto, eu ligo-lhe e dizemos-lhe as tuas medidas para ficares mais descansada.
- não estás a perceber! Mesmo que haja um vestido com as minhas medidas, se for feio que dói, achas que o visto?!
- relaxa, vai tudo correr bem!

E pronto. O sentido prático dele é tão simples quanto irritante. Garanto que por baixo desta ponte ainda vai correr mesmo muito água! Além do mais, ainda não lhe deram a certeza de  ter folga no dia. Em breve contarei as cenas dos próximos capítulos.

1 comentário:

Catarina Caratão disse...

Uau Casamento Camoniano! Gosto disto! E adoro Constância!

Também adoro o sentido prático do Manel...A contrastar com as tuas complicadices! :p