quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O preço do amor...

O telefone toca e do outro lado oiço a voz arrastada de uma amiga que se afastou há alguns meses. Mudou-se para Cascais para casa de um namorado que não gosta de conviver, nem de conhecer as pessoas que faziam parte da vida dela. Nunca o conheci portanto, neste quase um ano de namoro. Ela mudou de vida por causa dele. Passou a ir de Lisboa para Cascais todos os dias trabalhar. Os telefonemas passaram de escassos a muitos raros, bem como as respostas às chamadas. Por estes dias fiz-lhe uma espécie de ultimato via sms "estou preocupada contigo e agradecia que me dissesses algo". Ontem foi o dia.
- Estava preocupadissíma contigo, como estás?
- Bem... (num tom melancólico)
- E porque é que isso não me parece nada verdade?
- Mas estou sim. Aliás tenho uma coisa para te contar!
Não sei porquê, e apesar de ser algo que ela nunca quis, a pergunta saiu.
- Estás grávida?
- Estou! 
- Estás a brincar comigo? Há quanto tempo? É rapaz ou rapariga? 
- Estou de quatro meses e ainda não sei o sexo.
- Mas estás feliz ou não?
- Estou claro.
- Mas sinceramente não pareces muito. Disseste sempre que ser mãe era algo que não fazias grande questão de ser... não querias, é isso?
- Aconteceu e estou contente por isso, tive só ai uma complicações com a placenta e ando cansada. Espero só que venha com saúde. Mas tenho mais uma coisa para te dizer.
- Mais uma?? E é?
- Casei!
- Casaste?!!!! Casaste quando??? 
- Em Dezembro! Não disse nada a ninguém, fui eu e ele ao registo civil, e pronto. Até o meu pai (que vive no estrangeiro) só soube esta semana.
- Estás a dizer-me tudo isso e não me pareces nada feliz mesmo!!!!  Tu és maior e vacinada, mas namoraste o quê? Sete, oito meses? 
- Sim! E casaste por causa da gravidez?
- Em parte...
- Ele se não estou em erro é a pessoa que me contaste que tem a nossa idade e que já foi casado duas vezes?
- È! 
- E é o mesmo que te proíbe de ligar a amigos, colegas e pessoas que conheces em geral?
- Sim! 
- E tu podes-me explicar como é que isso é possível?!!!!!!!!!!!!!! Como é que tu acatas ordens de um tipo que diz que te ama e te faz proibições dessas, e pior tu aceitas! E pior ainda dás-me a noticia do casamento e da gravidez, que deviam ser momentos únicos na vida de uma mulher, com uma melancolia atroz. Não me ligaste antes porquê? Porque sabias que eu te ia dizer tudo isto?
- Tu para mim sempre foste como uma irmã... sabes disso. Mas ele é todo pró família, e tem medo da vida que eu tinha antes, das saídas que eu fazia, de conhecer os meus amigos porque conheciam os meus ex namorados, é por ai... É inseguro e muito ciumento.
- Mas tu tinhas uma vida normal, como toda a gente!!! Para mim continuas a ser como uma irmã, mas distante e que agora não reconheço. Eu respeitei a tua distância e o teu espaço este tempo todo, apesar da preocupação, e agora oiço isto e acho tudo irreal. Muito mesmo. Nem sei o que te dizer. Será que ele que deixa que almocemos para te ver grávida? 
- Ohhh, claro que isso vou tentar...
- Fico à espera... e já sabes que estou à distância de um telefonema para qualquer coisa que precises. Cuida-te.
- Sim, não te preocupes. Beijos.


Mas fiquei preocupada. Apesar das escolhas serem feitas de livre vontade.

2 comentários:

Sónia Castro disse...

Estou totalmente de acordo contigo. Não concebo relações assim. Mas... que realmente ele a trate bem e que sejam felizes. Ainda mais com uma criança... (Tenho urgentemente de me encontrar contigo e apresentar-te o meu rapaz, senão ainda pensas que ele também me está a afastar do mundo!... :P brincadeirinha!)

Felina na Cidade disse...

Tens mesmo que me apresentar o teu rapaz! Mas não porque pense que ele te anda a afastar do mundo. É que estou com muita curiosidade, isso sim! Fico a aguardar ansiosamente! LOL