sábado, 10 de março de 2012

Não sou fashionista... mas quero mais!

Há muitos anos que vou à ModaLisboa. A primeira edição a que assisti ainda não tinha 20 anos, como hoje tenho 34 é só fazer contas. Há também muitos que "devoro" revistas femininas e que estou atenta às tendências, às colecções e à vida de muitos criadores mas apesar de tudo isto  estou longe de ser uma fashionista. Estou mesmo! Se, por exemplo, a Chanel diz que o verniz do próximo Verão é o laranja ou o azul escuro xpto, que esgota e que dá dores de cabeça a muita boa gente, a mim é para o lado que durmo melhor. Sou uma rapariga monótona, que dos vernizes da Chanel só usa o rosas forte e os vermelhos. É o que gosto, é o que uso. Se todas as bloggers ou it girls têm umas litas, a mim é coisinha que não me aquece nem me arrefece. Se todas cortam o cabelo com franja porque alguém resolveu dizer que assim é que é cool, o meu mantêm-se intacto até me chatear. Isto para dizer que de fashion victim tenho pouco, não só porque nem sempre a carteira deixa, mas sobretudo porque acho que ter estilo é uma questão de atitude e de manter a identidade. Por isso, sou simplesmente alguém muito atento ao que faz neste mundo,  porque sou mulher, porque gosto e me dá prazer. Só isso.
Voltemos então à ModaLx, à qual já fui de todas as maneiras. A primeira vez recebi convite em casa de um estilista que me fez um vestido de noite. A partir dai já fui com amigos (quase sempre), já fui sozinha, já fui em reportagem (trabalho), etc, etc, etc... Lembro-me de edições memoráveis na Cordoaria, no Museu da Cidade, na Torre Vasco da Gama, nos armazéns Terlis, no Museu de História Natural, no Museu da Eletricidade, na Cidadela de Cascais (apesar de não ter achado grande piada à mudança) e recentemente no Pátio da Galé. Um bom espaço.
Ontem depois de um dia de trabalho lá fui eu mais uma vez. Já tinha ouvido dizer que se tinha cortado imenso nos convites, mas não sabia porquê. Quando cheguei percebi. Vi um desfile LAB na biblioteca da Câmara Municipal de Lisboa, que se mostrou pequena demais para um desfile que se preze. Poucos lugares sentados e demasiados de pé. Para seguir para outro desfile, do outro lado da rua no banco BPI. Sim, no banco! Não sabia se havia de chorar ou de rir... das três salas de desfiles só uma, a melhor, é no Pátio da Galé. Fiquei triste e desapontada. Sei que a época das vacas gordas já era; tenho noção de que todos nós estamos a sentir a conjuntura económica difícil, e a Moda Lisboa não é com certeza exceção. Mas c`um caraças... desfiles na biblioteca e no banco BPI com duas filas de cadeiras é coisinha boa para uma escola secundária, não para a Lisboa Fashion Week que recebe jornalistas internacionais de vários países! E caramba, é precisamente nos momentos mais difíceis que  tem que se ser mais criativo. É fácil fazer grandes edições com dinheiro, o grande desafio é fazer sem ele. Afinal de contas, os espaços são cedidos. Não havia nenhum espaço melhor em Lisboa inteira do que a biblioteca da CML e o Banco BPI do outro lado da rua?!!! Duvido!
E há fenómenos a acontecer, que a meu ver, não ajudam nada. Primeiro é ver desaparecer nomes como Tenente, Ana Salazar e Manéis do calendário. E outra, algo que os Manéis há muito sentiram. Que é o facto de que quem ali vai não compra. Entre o freak show (que até tem a sua piada) e a feira das vaidades a que se assiste, há poucos ou nenhuns clientes. Não foi por acaso que as últimas edições que a dupla integrou o fez out of location, num espaço escolhido por eles para receber com exclusividade as clientes. Afinal são elas que lhes interessam. É para elas que criam. Lembro-me de uma das vezes o terem feito no seu atelier na Rua das Flores num ambiente tão requintado e exclusivo quanto descontraído. Um simples luxo. E isto faz falta. Fazem falta espaços bonitos, que recebam bem quem os visita.
A Moda Lisboa pode e tem capacidade para fazer muito melhor. Temos excelentes criadores, que devem ter melhores condições. Falta glamour à semana de moda para haver mais projeção. Amanhã ainda vou lá, mas posso já dizer que da próxima edição espero mais. Muito mais.

1 comentário:

Sarokas disse...

E quem fala assim não é gago!!
Onde andam as fotos dos "Fofinhos"??