domingo, 26 de setembro de 2010

Moda em tamanho XL no mundo e a proximidade de mais uma Moda LX

Atribulada foi também a Semana da Moda de Milão ao dar um belo exemplo ao mundo, com a exclusão do desfile de Elena Miró, uma marca de alta cultura com tamanhos grandes. Ao que parece "a imagem não é suficientemente elegante para a moda italiana", disse a organização. Ora esta!!!! Logo um país conhecido pelas deliciosas massas,  pizzas e  pães, deixa de fora um desfile tão real destes??!!!! Foi tão bem pensada a medida, que ironicamente acabaram por dar um protagonismo avassalador a Elena Miroglio e à sua colecção.  
O apoio à marca e o desagrado com a decisão tem surgido de todos os lados "desde a imprensa italiana, às próprias modelos "com curvas" pelo mundo inteiro e das nossas clientes, mulheres que se consideram bem representadas pela missão da marca. As mensagens surgem pela internet, em especial pelo facebook", diz à imprensa Elena. A mim só me resta dizer, Parabéns pela colecção, que é gira mas gira, e pela coragem de vencer adversidade.

Noutro ponto do planeta, em Nova Iorque, a semana de moda fez precisamente o contrário. Pela primeira vez teve um desfile XL para mostrar! Como adoro NY. Miss you so much!
“Este é um passo na direcção certa e deveria servir de exemplo  para a indústria, de forma a acontecer com mais frequência”, afirmou a modelo Lizzie Miller, que desfilou roupas dedicadas a mulheres  cheinhas. Os organizadores do desfile dizem que o objectivo foi mostrar que mulheres mais rechonchudas também estão na moda e que os estilistas estão a admitir que elas também precisam ser cortejadas. A marca Luca Luca, por exemplo, já está a contratar modelos mais curvilíneas para os seus desfiles. A presidente da empresa, Yldiz Blackstone, diz que não é uma tendência passageira. “Não acho que incentive a obesidade. É um estímulo a viver a vida e não se incomodar com as próprias curvas”, afirmou  à imprensa.
Resta-me esperar pela Lisbon Fashion Week, que acontecerá de 7 a 10 de Outubro, no Mercado da Ribeira para ver, mais uma vez, as colecções portuguesas. E faço aqui um apelo. Escolham, PLEASE, modelos de jeito. Há algumas claro! Mas dá para deixar em casa as miúdas com 14 anos, sem curvas, com aspecto anoréctico, com um ar triste que mais parece que estão a desfilar obrigadas! Já alguém disse à organização ou ao responsável pelo casting que esta não é uma imagem nada sexy e muito menos fashion??!!!!! Esperarei para ver e depois conto tudo!

Sem comentários: