quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O projeccionista de cinema


António Feliciano, de 70 anos, é um conhecido projeccionista de cinema ambulante do concelho de Odemira. Uma paixão que dura há mais de 50 anos!
Cedo se apaixonou pelo cinema. Contou-me, numa entrevista telefónica, que era  garoto e ficava deslumbrado cada vez que "o senhor dos filmes ambulantes" chegava à sua aldeia. Diz que provavelmente vai morrer pobre mas com a satisfação de ter dedicado a vida a algo que sempre lhe deu prazer, o cinema.
Com muito perseverança e força de vontade tem conseguido o seu objectivo, o de recordar a tradição antiga de projecção de filmes ao ar livre nas mais recônditas vilas e aldeias do país, garantido o acesso da população à chamada 7ª arte.
Com esta iniciativa, que conta com o apoio do Município de Odemira, António Feliciano homenageia o cinema, a arte à qual tem dedicado toda uma vida de trabalho. Mas, talvez sem saber, homenageia todos os sonhadores. Todos aqueles que lutam pelos acreditam, e que escolhem fazer o que gostam sem olhar a lucros. Disse-me que projeccionista como ele, existe apenas outro, na Trofa. 
Aqui está uma profissão em vias de extinção e dois grandes portugueses praticamente no anonimato!

1 comentário:

Joana Duarte disse...

Conheci este senhor e fala como ninguém da sua paixão, é capaz de falar das suas viagens durante horas e durante horas qualquer um é capaz de o ouvir.
Desde a beleza dos locais por onde passa à tristeza que sente por falta de assistência... Mas nada o faz desistir, enquanto houver uma pessoa para o ver ele continuará a projectar.

Cinema é paixão!